Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Líderes caminhoneiros se reuniram com PT para mostrar reivindicações

Caminhoneiros realizam manifestação  - Armando Paiva/Raw Image/Estadão Conteúdo
Caminhoneiros realizam manifestação Imagem: Armando Paiva/Raw Image/Estadão Conteúdo

Colunista do UOL

08/08/2022 17h44

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Lideranças da categoria dos caminhoneiros autônomos de várias regiões do país se reuniram na sexta-feira (5) com a coordenação de campanha a presidente do candidato Luiz Inácio Lula da Silva, em São Paulo. Os representantes da classe foram recebidos pelo coordenador do programa de governo do presidenciável petista, Aloizio Mercadante.

Os caminhoneiros falaram das dificuldades que têm enfrentado nos últimos anos, por conta do alto preço do óleo diesel e pelo não cumprimento do piso mínimo do frete. Eles reivindicam também aposentadoria aos 25 anos de trabalho, instalação de pontos de descanso nas estradas e facilitação para renovação da frota, entre outros itens. Os representantes do PT apoiaram várias sugestões.

"Disseram que todas nossas reivindicações são justas e que irão discutir com os demais que formam o plano de governo e nos darão um retorno, com uma possível data de encontro com Lula", disse o diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL), Carlos Alberto Litti Dahmer.

Em junho, os líderes caminhoneiros levaram suas reivindicações ao candidato a presidente pelo PDT, Ciro Gomes.

Os representantes dos motoristas vão procurar os presidenciáveis de todas as tendências ideológicas para encaminhar a pauta de sugestões para solucionar os problemas da categoria.

"Estamos tentando falar com Bolsonaro desde 2021, sem conseguir. Mas continuamos de portas abertas caso ele nos chame para conversar", diz Plínio Dias, presidente do Conselho do Transporte Rodoviário de Cargas.