Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Tico Santa Cruz indica voto útil em Lula se Ciro não melhorar posição logo

Tico Santa Cruz, vocalista do Detonautas - Reprodução
Tico Santa Cruz, vocalista do Detonautas Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

10/09/2022 14h51

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Um dos mais fiéis apoiadores de Ciro Gomes no meio artístico, o roqueiro Tico Santa Cruz, da banda Detonautas, fez hoje uma série de postagens no Twitter indicando que vai declarar voto útil em Lula para presidente. Isso acontecerá se o candidato do PDT ao Planalto não tiver melhora significativa de posição nas próximas pesquisas de intenção de voto.

"Vim alertando sistematicamente que a tendência do discurso em busca de um voto antipetista, bolsonarista 'arrependido' com ataques ao Lula, era um caminho perigoso, não apenas para a campanha mas para o seu futuro político poderia ser um tiro no pé", escreveu Tico.

O artista diz acreditar que Ciro ainda será presidente do Brasil com seu apoio, mas avalia que nesse momento ele foi para a estratégia do "Tudo ou nada", que não está dando certo.

Depois de elogiar a equipe de Ciro, faz prognóstico de que "não existe mais volta" e por conta dos últimos números seus eleitores estão desistindo. "Muitos Ciristas, simplesmente estão migrando votos para o Demônio (Bolsonaro) ou dizendo que anularão no segundo turno ainda que isso represente manter o pior Governo da história no poder. E tudo que lutamos até agora? Jogaremos no lixo?", questiona.

Ele se refere à pesquisa Datafolha divulgada ontem, em que o candidato do PDT recuou de 9% para 7%, enquanto Jair Bolsonaro passou de 32% para 34%, o que indicaria uma migração de votos do candidato de Ciro para o atual presidente.

O artista diz que não jogará seu trabalho no lixo e busca um caminho para "livrar o Brasil" de Bolsonaro. "Continuarei ao lado de Ciro Gomes, no entanto já não vejo mais chances de chegada ao segundo turno", admite. "Se nas próximas pesquisas ficar claro que o desempenho falhou! Aceitem a falha! E ergam a cabeça!".

Deixa claro, então, que pretende reforçar a campanha de Lula: "Vamos aguardar e se necessário for, como está aparentando, pensar, sim, em fazer o voto útil para nos livrarmos desse desgoverno o quanto antes!".

Lembra que esteve em situações difíceis com Ciro, em que foram hostilizados juntos, e que passou os últimos quatro anos participando de "podcasts, programas de rádio, TV, encontros, conversas" e outras ações porque acredita que o pedetista é uma alternativa fundamental

Tico diz que não vai tolerar desrespeito dos que discordam dele e que bloqueará os extremistas, enquanto acolherá aqueles que continuarem com Ciro em seu projeto nos próximos pleitos. "Tenhamos lucidez e responsabilidade", encerra.