Topo

Jamil Chade

Cineasta brasileira acumula indicações para prêmios

Colunista do UOL

24/10/2019 14h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A brasileira Petra Costa, diretora do documentário Democracia em Vertigem, acumula indicações no prêmio anual da International Documentary Association (IDA). O evento é considerado como um aperitivo ao Oscar e um dos melhores indicadores de quem poderia ter chances em Hollywood, em 2020.

Os vencedores serão anunciados no dia 7 de dezembro, nos Estúdios Paramount, em Los Angeles, e a produção de Petra Costa que relata o caos político no Brasil está entre os onze indicados, ao lado de 'One Child Nation,' 'Sea of Shadows,' 'The Biggest Little Farm' e 'For Sama'.

A entidade também terá, pela primeira vez, um prêmio para a melhor direção. Todos os cinco filmes que ocorrerem nessa categoria são dirigidas por mulheres. Petra Costa também está nesta lista. A IDA ainda incluiu o filme da brasileira na categoria de melhor roteiro.

"Os prêmios reconhecem a excelência na narração de histórias de não-ficção através de uma série de formas, e todos os nomeados e vencedores deste ano ilustram que a narração de histórias documentais é uma das formas de arte mais vitais hoje em dia", afirmou o diretor-executivo da IDA, Simon Kilmurry.

"Estas características, curtas, séries e documentários de áudio exploram todas as partes da experiência humana", afirmou. "Eles nos desafiam e nos divertem. Eles falam da necessidade de um mundo mais compassivo e ilustram a resiliência ilimitada e o potencial que temos ao compartilhar essas histórias uns com os outros. Eles constroem pontes entre continentes e culturas", completou.

Além do IDA, a brasileira também entrou nesta quinta-feira na lista dos finalistas para outro prêmio de prestígio: o Gotham Awards, concedido pela Independent Filmaker Project.