Topo

Jamil Chade

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Ucrânia responde a Bolsonaro: "Não há espaço para neutralidade"

Colunista do UOL

28/02/2022 09h23Atualizada em 28/02/2022 14h12

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O governo da Ucrânia insiste que os ataques que está sofrendo, por parte da Rússia, colocam em risco a segurança global e que não existiria espaço para que diplomacias estabeleçam posições de neutralidade.

Questionada pelo UOL diante das afirmações de ontem do presidente Jair Bolsonaro (PL) de que o Brasil iria se manter neutro no conflito, a embaixadora ucraniana na ONU, Yevheniia Filipenko, insistiu que chegou o momento de governos tomarem posições.

"Não há espaço para neutralidade na situação atual. Todos precisamos nos levantar para defender nossos princípios básicos. Eles garantem a todos os países sua soberania, integridade territorial e existência", disse a chefe da diplomacia da Ucrânia na ONU.

  • Veja as últimas informações sobre a guerra na Ucrânia e mais no UOL News com Diego Sarza:

"Só há espaço para ação, para colocar fim às agressões e colocar um fim aos ataques", defendeu a diplomata.

No domingo, Bolsonaro concedeu uma coletiva de imprensa na qual explicou o posicionamento do governo brasileiro diante da crise. "Nós devemos entender o que está acontecendo, no meu entender, nós não vamos tomar partido, nós vamos continuar pela neutralidade e ajudar no que for possível em busca da solução", disse.

"Nossa posição tem que ser de grande cautela. Ninguém é favorável a guerra em lugar nenhum, traz problemas gravíssimos para toda a humanidade e para o nosso país também", afirmou Bolsonaro.

Para a embaixadora ucraniana, chegou o momento de os países "tomar a decisão de ficar do lado certo da história".

Questionada sobre como avaliava a relação entre Bolsonaro e Putin, ela apontou que o momento exige um posicionamento diferente. "Nesse momento, as relações bilaterais não
interessam. O que importa é a resposta conjunta diante das violações", afirmou.

"Se fracassarmos agora, então ninguém estaria seguro nesse planeta. Nem aqui e nem na América Latina. É sobre nossa segurança que estamos falando", afirmou.

Apesar do posicionamento do presidente brasileiro, o Itamaraty tem tomado uma postura na ONU que tenta respeitar os princípios do direito internacional, mas também abrir caminho para que não haja uma escala ainda maior na crise.

No Conselho de Segurança da Nações Unidas, o Brasil criticou as sanções impostas pelo ocidente e o envio de armas para ajudar a Ucrânia.

Em nenhum momento o presidente Bolsonaro criticou diretamente Putin pelos ataques contra a Ucrânia.