Topo

Jamil Chade

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

China sinaliza que aceita data de 11 de abril para viagem de Lula

Lula recebe o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao - 3.fev.2023 - Ricardo Stuckert - 3.fev.2023
Lula recebe o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao Imagem: 3.fev.2023 - Ricardo Stuckert - 3.fev.2023

Colunista do UOL

31/03/2023 09h26

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O governo chinês, do presidente Xi Jiping, sinalizou ao Brasil que aceitou a proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de realizar sua viagem para Pequim e Xangai entre os dias 11 e 14 de abril.

A data havia sido proposta pelo governo brasileiro, depois que Lula foi obrigado a cancelar sua viagem nesta semana por conta de uma pneumonia. A meta de ambos os lados era a de remarcar a nova data com uma certa urgência, sinalizando a dimensão do interesse de Pequim e de Brasília pela aproximação estratégica entre os dois países.

Fontes no Palácio do Planalto indicaram que os chineses sinalizaram de forma positiva à proposta. Mas ainda seria necessário aguardar um comunicado oficial. O governo brasileiro, porém, já deu início aos preparativos baseado nessas datas.

Lula voltará a viajar para a Ásia em maio, para a cúpula do G7 no Japão. Mas o Itamaraty não queria vincular um encontro ao outro, temendo que Pequim interpretasse o gesto como uma redução da importância política da viagem.

Com a nova data, o petista perderá uma reunião com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que estava prevista para o dia 12 de abril. Mas Lula estaria de volta a tempo de receber o chanceler russo. Serguei Lavrov estará em Brasília no dia 17 de abril para encontrar o presidente.

Ao cancelar o encontro, 20 acordos que seriam assinados foram suspensos. Não há uma confirmação se os empresários que fizeram parte da comitiva para a China nesta semana conseguirão voltar a viajar ao país.