Com trégua, Gaza recebe maior volume de ajuda desde começo do conflito
A ONU anunciou nesta sexta-feira (24) que a Faixa de Gaza recebeu o maior volume de ajuda diária, desde o dia 7 de outubro, quando o Hamas cometeu atos terroristas em Israel.
Num comunicado emitido em Genebra, na Suíça, a entidade destacou que, durante a pausa humanitária que está em vigor desde a manhã desta sexta-feira, a ONU conseguiu aumentar a entrega de assistência humanitária em Gaza. O acesso a remédios, alimentos, água e combustível foi alvo de intensas negociações, enquanto Israel se recusava a permitir que corredores fossem instalados durante semanas.
De acordo com a ONU:
200 caminhões foram despachados de Nitzana para a travessia de Rafah;
137 caminhões de mercadorias foram descarregados no ponto de recepção da UNRWA (a Agência da ONU para os Refugiados Palestinos) em Gaza, tornando-se o maior comboio humanitário recebido desde 7 de outubro.
129.000 litros de combustível e quatro caminhões de gás também entraram em Gaza.
21 pacientes em estado crítico foram evacuados em uma operação médica de grande escala, no norte de Gaza.
Centenas de milhares de pessoas receberam assistência com alimentos, água, suprimentos médicos e outros itens humanitários essenciais.
Em seu comunicado, a ONU aplaude a libertação de 24 reféns mantidos em Gaza, desde 7 de outubro, e renova seu apelo pela libertação imediata e incondicional de todos os reféns.
"As equipes humanitárias da ONU e de seus parceiros continuarão a intensificar as operações humanitárias para atender às necessidades das pessoas em toda a Faixa de Gaza nos próximos dias", completou a entidade.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.