Bebê nascido na véspera do Natal em guerra em Gaza vai viajar para o Brasil
Mais quatro brasileiros deixarão Gaza nos próximos dias. Nesta quarta (7), autoridades anunciaram que foi definida mais uma lista de autorização de saída da região sob conflito.
Quatro nomes de brasileiros foram incluídos entre os estrangeiros — trata-se de uma família composta por uma mãe e três crianças. A mais velha tem 4 anos e outra, 2. O grupo ainda inclui um bebê nascido em 24 de dezembro de 2023, véspera de Natal e com a guerra já em sua máxima intensidade.
A situação das mulheres grávida preocupou a OMS. A entidade estimou no início do conflito que 50 mil mulheres estariam nessa situação, com riscos elevados diante do colapso de hospitais e de toda a infraestrutura.
De acordo com Embaixada do Brasil em Ramallah, os quatro são binacionais (brasileiros e palestinos) e já estavam nas listas anteriores de pessoas evacuadas de Gaza. Mas a mãe não pôde viajar por conta de sua gravidez. Agora, o recém-nascido foi adicionado à lista de pessoas a serem evacuadas.
A criança nasceu no hospital de Nuseyrat, um dos poucos ainda em funcionamento em Gaza e, ainda assim, com sérias dificuldades.
Durante este período, a mãe e seus três filhos estavam alojados em Rafah, numa casa alugada pelo escritório do Brasil em Ramallah. Ali, conforme já havia ocorrido com outras famílias, receberam alimentos, água e remédios.
A previsão é de que eles deixem Gaza rumo ao Cairo amanhã (8). Do Egito, embarcarão em um voo comercial para o Brasil.
Na próxima semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará no Cairo para uma visita ao governo local. Além de debater a tensão no Oriente Médio, o governo brasileiro irá agradecer o Egito pela gestão diplomática feita para conseguir a liberação dos brasileiros retidos em Gaza.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.