Jamil Chade

Jamil Chade

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Às vésperas de eleição, PF abriu apuração para ligar narcotráfico a Lula


A Polícia Federal teria instaurado um procedimento investigativo pouco antes do primeiro turno das eleições presidenciais, relativos a supostas informação de que, pelo período de dez anos, o dinheiro do narcotráfico teria supostamente abastecido Luiz Inácio Lula da Silva, além dos ex-presidentes Cristina Kirchner, Evo Morales.

A iniciativa teria sido tomada a partir de uma suposta delação do general venezuelano, Hugo Carvajal, ex-chefe da Inteligência do regime chavista. Ele era investigado pela Justiça americana e estava preso na Espanha. Em 2023, foi extraditado aos EUA. Mas, diante da corte, declarou ser "inocente" diante das acusações de tráfico de armas e de drogas.

A informação de uma apuração da PF faz parte do depoimento prestado pelo ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, que negou saber do caso. Ele foi questionando, durante a audiência, sobre o motivo da escolha do momento para a abertura da apuração, já que os dados eram de julho de 2022. A investigação, porém, teria sido lançado às vésperas do primeiro turno da eleição, em outubro daquele ano.

Torres também foi questionado se havia sido ele que repassou a informação ao então presidente Jair Bolsonaro "sobre uma possível delação do General Carvajal de que pelo período de 10 anos o dinheiro do narcotráfico teria abastecido Lula da Silva". O ex-ministro disse que não se lembrava da questão do venezuelano.

Instantes depois, ele teria se lembrado. Mas disse que "não tomou conhecimento do assunto à época".

Perguntando quais foram as providências que o então presidente Bolsonaro determinou a ele para que, na condição de Ministro da Justiça, atuasse sobre uma possível delação do General Carvajal, ele apenas disse que não houve qualquer solicitação por parte do então presidente.

Torres ainda seria questionado se uma possível delação do general venezuelano teria resultado em um procedimento investigativo na PF. Mas apenas indicou que não tinha conhecimento.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes