Jamil Chade

Jamil Chade

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

EUA advertem os iranianos e exigem na ONU que Teerã seja responsabilizado

O governo americano usou o encontro do Conselho de Segurança da ONU, neste domingo (14), para atacar o Irã e mandar um alerta: se Teerã voltar a atacar Israel ou ameaçar os EUA, o regime será "responsabilizado".

Segundo a diplomacia americana, Washington irá propor medidas contra o Irã nos próximos dias, por meio do Conselho de Segurança. Mas, até lá, pede que o órgão condene de forma inequívoca.

"Os EUA condenam os ataques contra Israel por parte do Irã e por seus parceiros. A meta era criar danos e mortes", afirmou Robert Wood, embaixador americano na ONU.

Segundo ele, as "ações irresponsáveis" do Irã ameaçam a região. "A ação do Irã não pode ficar sem respostas", insistiu. "O Irã viola suas obrigações por meio de Guarda Revolucionaria, armando grupos no Iêmen, atacando navios e armando o Hezbollah", disse. Wood ainda acusou Teerã de transferir drones para os russos e violar direito internacional.

Para completar, o governo americano acusou o Irã de ser cúmplice de ataques de 7 de outubro, por parte do Hamas.

Segundo os americanos, "por ser uma ameaça à segurança, o Irã precisa ser responsabilizados", "Se Irã tomar medidas contra EUA e Israel, será responsabilizado", disse.

Segundo ele, os americanos "não querem uma escalada" e garantem que todas as ações que tomaram foram de garantir a defesa de Israel. "Mas para evitar que isso continue, precisamos condenar o que foi realizado", disse.

"A meta é desescalar e depois voltar a uma negociação para acabar a crise em Gaza", completou Wood.

Nem todos concordaram com os americanos. O governo da Argélia admite que crise ganha uma dimensão preocupante. Mas pede que todos evitem escalada e não condena iranianos.

Continua após a publicidade

Segundo o país africano, é a "arrogância de Israel" e a ocupação de terras palestinas que está levando a uma situação crítica. "Estamos em uma encruzilhada: ou cumprimos o direito internacional, ou teremos caos", disse a delegação argelina.

Para ele, a "raiz dos problemas é a ocupação israelense". "Os recentes acontecimentos não podem esconder que o problema é a ofensiva contra os palestinos", disse.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes