Jamil Chade

Jamil Chade

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Rachado, Conselho da ONU termina sem condenar Irã e com troca de farpas

A reunião do Conselho de Segurança, neste domingo (14), para lidar com os ataques iranianos sobre Israel, se transformou em uma troca de acusações, revelou a dimensão da tensão global e um profundo racha entre as potências. EUA, Irã e Israel ainda usaram o encontro para fazer ameaças mútuas.

A sessão terminou sem uma declaração final, sem um acordo para condenar o Irã pelos mísseis disparados e sem novas sanções, como pediam israelenses. Não estava previsto que houvesse uma votação sobre uma resolução. Mas, antes do encontro, havia a esperança de que o órgão pudesse produzir pelo menos uma declaração pública sobre a crise ou mesmo um comunicado de imprensa. Nada disso foi possível.

O encontro começou com um alerta do secretário-geral da ONU, António Guterres, sobre o fato de o Oriente Médio estar "à beira do abismo" e que a segurança mundial se deteriorava "a cada hora".

Mas quando os governos tomaram a palavra, o que se viu foi o colapso de qualquer espaço para uma posição comum. Para Teerã, a chuva de mísseis e drones disparados no sábado era uma resposta ao fato de que seu consulado em Damasco foi alvo de um ataque no dia 1 de abril. Naquele momento, um representante do alto escalão da Guarda Revolucionária foi morto.

Israel compara líder iraniano a Adolf Hitler

No encontro, o embaixador de Israel na ONU, Guilad Erdan, chegou a comparar o governo iraniano ao Terceiro Reich, na Alemanha, e o líder iraniano Ali Khamenei a Adolf Hitler. "Eles agem como o regime nazista", disse o diplomata. De acordo com ele, os iranianos podem levar a comunidade internacional a viver uma 3ª Guerra Mundial, e insistiu que existe o risco de que Teerã se transforme numa potência nuclear. "Tentamos avisar a comunidade internacional. Mas nada foi feito", disse.

Erdan alertou que Israel tem o "direito legal de retaliar". "Não aceitamos inação e vamos defender nosso futuro", disse.

O diplomata chamou o Irã de "país pirata" e "país terrorista", e fez três pedidos:

  • Para que todas as sanções possíveis sejam implementadas;
  • Para que os iranianos sejam expulsos de todos os comitês da ONU,
  • Para que a Guarda Revolucionária seja considerada uma entidade terrorista.
Continua após a publicidade

"Pare o Irã hoje", disse Erdan, que também acusou a comunidade internacional de não agir. "O que vocês fizeram para defender o mundo do Irã?", questionou. Segundo ele, o mundo ficou em silêncio por anos, enquanto o regime iraniano se expandia.

"A máscara caiu e as luvas foram colocadas. O Irã precisa pagar um preço elevado por crimes", disse. Na sala, diplomatas sorriram quando o israelense acusou Teerã de não cumprir as resoluções da ONU. Israel é frequentemente acusado de ignorar as resoluções adotadas pelo Conselho de Segurança.

"Israel é criança mimada", rebate iraniano

Os ataques do diplomata israelense foram respondidos, momentos depois, pelo embaixador do Irã na ONU, Amir Iravani, que chamou Israel de "criança mimada" que não aprendeu os limites do que pode fazer. Segundo ele, a ação militar que seu país adotou era "necessária e proporcional". "Foi um gesto de autodefesa e Israel precisa ser punido", disse.

Seu argumento foi de que o ataque era uma resposta ao fato de Israel ter atacado o consulado iraniano em Damasco, há 15 dias.

O diplomata acusou o Ocidente de "fechar os olhos" para quem causou a atual crise e chamou de hipócritas os governos da França, Reino Unido e EUA, que bloquearam há 15 dias uma declaração conjunta de condenação aos ataques israelenses contra o consulado iraniano em Damasco. "Usam mentiras e desinformação", disse.

Continua após a publicidade

O embaixador ainda lançou duros ataques contra a delegação israelense, acusando o governo de Benjamin Netanyahu de cometer um "genocídio e crimes atrozes". O Irã ainda qualificou as operações israelenses como "terroristas".

A intervenção ainda foi marcada por um alerta dirigido aos EUA. O Irã insistiu que "não quer um confronto com os EUA". "Mostramos moderação depois que os americanos interceptaram mísseis. Isso mostra que queremos desescalar e que não queremos expandir o conflito", argumentou.

"Mas se os americanos iniciarem uma operação militar, vamos usar meios proporcionais", disse. "Não vamos hesitar", insistiu o diplomata.

EUA avisam que vão fazer proposta formal para responsabilizar Irã

Os ataques iranianos contra Israel também racharam as potências internacionais e colocam russos, chineses e americanos em lados diferentes. Para o governo de Joe Biden, Irã precisa ser responsabilizado e condenado pelas ações. Para os russos e árabes, Teerã respondeu a uma provocação por parte de Israel.

O governo americano usou o encontro para atacar o Irã e mandar um alerta: se Teerã voltar a atacar Israel ou ameaçar os EUA, o regime será "responsabilizado". Segundo a diplomacia americana, Washington irá propor medidas contra o Irã nos próximos dias, por meio do Conselho de Segurança. Mas, até lá, pedia que o órgão condene de forma inequívoca os ataques, o que não ocorreu.

Continua após a publicidade

"Os EUA condenam os ataques contra Israel por parte do Irã e por seus parceiros. A meta era criar danos e mortes", afirmou Robert Wood, embaixador americano na ONU.

Segundo ele, as "ações irresponsáveis" do Irã ameaçam a região. "A ação do Irã não pode ficar sem respostas", insistiu. "O Irã viola suas obrigações por meio de Guarda Revolucionaria, armando grupos no Iêmen, atacando navios e armando o Hezbollah", disse. Wood ainda acusou Teerã de transferir drones para os russos e violar direito internacional.

Para completar, o governo americano acusou o Irã de ser cúmplice de ataques de 7 de outubro, por parte do Hamas. Conforme os americanos, "por ser uma ameaça à segurança, o Irã precisa ser responsabilizado", "Se Irã tomar medidas contra EUA e Israel, será responsabilizado", disse.

Segundo ele, o governo Biden "não quer uma escalada" e garante que todas as ações que tomaram foram de garantir a defesa de Israel. "Mas para evitar que isso continue, precisamos condenar o que foi realizado", disse.

"A meta é desescalar e depois voltar a uma negociava para acabar a crise em Gaza", completou Wood.

Os governos europeus adotaram uma postura similar ao dos EUA. O governo da França condenou os ataques por parte do Irã e fez um apelo para que Teerã deixe de agir para desestabilizar a região. "Precisamos evitara uma nova guerra no Oriente Médio", disse a diplomacia francesa.

Continua após a publicidade

O governo do Reino Unido também denunciou os iranianos e acusou o país de "semear o caos" no Oriente Médio.

Russos, árabes e chineses culpam Israel e não condenam iranianos

Nem todos concordaram com os americanos e europeus em condenar o Irã. Para o embaixador russo Vassili Nebenzia, a origem da mais recente crise é o ataque de Israel contra o consulado iraniano em Damasco, há 15 dias, e lembrou que Moscou chegou a propor uma declaração conjunta do Conselho. Mas a iniciativa foi barrada pelas potências ocidentais.

"É uma hipocrisia escandalosa", disse Nebenzia, após o encontro.

Na sessão, o diplomata questionou qual seria a reação do Ocidente se um consulado tivesse sido atingido. "Seria algo sagrado. Mas, quando de outros, os direitos não são os mesmos", disse.

"Hoje, o que vemos aqui é uma disposição de hipocrisia e que da vergonha de ver", alertou o russo. Para ele, são os "atos provocadores" de Israel que devem ser condenados.

Continua após a publicidade

Segundo o diplomata, os mísseis iranianos "não ocorreram no vácuo". "É resposta aos ataques em Damasco", justificou.

O governo da China adotou a mesma postura e alertou que o ataque de Israel foi uma violação da soberania da Síria e do Irã. Pequim lembrou que Teerã já disse que a operação foi uma resposta e está concluído.

Para os chineses, a nova crise é "consequência de Gaza" e mostra como a questão Palestina é "central para a paz da região". "Se chamas continuarem (em Gaza), os impactos vão continuar, fazendo da região ainda mais instável", completou.

Na reunião, o governo da Argélia admitiu que crise ganha uma dimensão preocupante. Mas, segundo o país africano, é a "arrogância de Israel" e a ocupação de terras palestinas que está levando a uma situação crítica. "Estamos em uma encruzilhada: ou cumprimos o direito internacional, ou teremos caos", disse a delegação argelina.

Para ele, a "raiz dos problemas é a ocupação israelense". "Os recentes acontecimentos não podem esconder que o problema é a ofensiva contra os palestinos", disse.

Na visão do governo argelino, uma ofensiva israelense contra Rafah seria "catastrófico". "Desescalar terá de ser por meio de cessar-fogo em Gaza", completou.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes