Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

UOL Prime #1: O outro lado do escudo

Luis Adorno é jovem, negro, tatuado e cria bem-sucedida da periferia paulistana. Também é um jornalista com reconhecimento internacional. O mix faz de Adorno um dos raros repórteres capazes de investigar in loco áreas conflagradas - onde o crime organizado domina e a polícia mata antes de perguntar. Raridade ainda maior, Adorno é capaz de conectar o drama das comunidades às complexidades do narcotráfico transnacional.

Ano passado, no maior congresso global de jornalismo investigativo, na Suécia, assisti à palestra de Cecilia Anesi, sobre organizações criminosas italianas. Ao fim, me aproximei para me apresentar. Como sempre acontece nesses eventos, Anesi logo olhou meu crachá e, antes que eu abrisse a boca, tascou:
- Conosco un giornalista della UOL (Ela falou em inglês, mas em italiano soa melhor).

Era Adorno, claro. Ela não só o conhecia, como tinham publicado juntos uma reportagem em 2018 revelando, em primeira mão, as íntimas ligações do paulista PCC com a calabresa 'Ndragheta. Ligações que permitem às duas máfias converter toneladas de cocaína exportada do Brasil à Europa em milhões de euros.

No episódio de estreia do podcast "UOL Prime", Adorno conta um outro lado dessa conexão, o da tragédia. Uma das histórias que ele apurou, e narra no podcast, é a do jovem de 22 anos Felipe do Nascimento - negro, tatuado e morador das periferias urbanas como Adorno. Ele era muito querido dos frequentadores da praia das Astúrias, no Guarujá, em São Paulo, onde servia lula empanada e outras iguarias aos banhistas que iam ao quiosque onde ele trabalhava. Originalmente conhecido como balneário da elite paulistana, hoje o Guarujá é famoso pela violência e como uma das áreas dominadas pelo tráfico internacional de drogas.

Na última noite de julho de 2023, Nascimento saiu para comprar o macarrão que serviria como jantar à sua família. No caminho, viu o que não deveria, policiais carregando uma das 28 pessoas mortas durante a Operação Escudo, operação que vingou o assassinato do policial militar Patrick Bastos Reis, semanas antes. O macarrão nunca foi à panela, e Nascimento jamais voltou ao quiosque nas Astúrias.

Assine o podcast UOL Prime e ouça Adorno narrar as histórias que ele viveu e testemunhou durante a Operação Escudo no Guarujá. Toda semana, eu converso com os melhores repórteres do UOL, sobre suas melhores reportagens. É grátis:

O podcast UOL Prime é publicado às quintas-feiras no YouTube do UOL Prime, Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music, Deezer e em todas as plataformas de podcast.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes