Eleitor que se diz 'de direita' é mais do que o dobro dos 'de esquerda'
O colunista do UOL José Roberto de Toledo afirmou durante o programa Análise da Notícia que apesar de Lula (PT) ter vencido a última eleição presidencial, o eleitorado brasileiro ficou mais à direita nos últimos anos.
A despeito da eleição do Lula, o eleitorado está cada vez mais endireitado. José Roberto de Toledo
Uma pesquisa inédita do IPEC divulgada em primeira mão no programa Análise da Notícia apontou que últimos quatro anos o percentual de eleitores que se dizem de direita aumentou. O instituto perguntou aos eleitores se eles eram de direita ou de esquerda, onde zero significaria ser de esquerda e 10 significaria ser de direita. Os eleitores que responderam entre 7 e 10 foram considerados de direita, entre 0 e 3 de esquerda, enquanto os eleitores que responderam 4, 5 ou 6 foram classificados como de centro.
O resultado mostrou que 18% se dizem de esquerda, 28% se dizem de centro e 41% se dizem de direita. Essa mesma pesquisa foi feita quatro anos atrás e 17% se diziam de esquerda, enquanto 39% se diziam de direita.
Agora tem uma diferença de 23% a mais de pessoas que se consideram de direita em relação as que se consideram de esquerda. Agora o centro murchou. Antes eram 34% e agora são apenas 28%. José Roberto de Toledo
Outro dado apontado pela pesquisa foi de que Lula obteve muitos votos do eleitorado de direita nas últimas eleições. Apesar do crescimento dessa parcela do eleitorado, o petista conseguiu derrotar Jair Bolsonaro. A pesquisa apontou que entre as pessoas que votaram em Lula nas últimas eleições, 27% se consideram de direita.
Essa pesquisa aconteceu depois do fim do governo Bolsonaro e depois da eleição do Lula, o que mostra que a eleição do Lula não é exatamente uma vitória dos eleitores de esquerda. É claro que os eleitores de esquerda votaram maciçamente no Lula, mas entre os que votaram no atual presidente, 27% se dizem de direita. Em termos gerais, foram quatro anos de propaganda bolsonarista falando mal da esquerda e enaltecendo a direita. José Roberto de Toledo
A pesquisa também fez um recorte religioso, no qual apenas 13% dos eleitores evangélicos se dizem de esquerda, enquanto 47% se dizem de direita. Já no eleitorado que se diz sem religião, 22% é de esquerda e 29% se considera de direita. Além disso, apesar de Lula ter conquistado uma grande vitória no Nordeste, 46% dos entrevistados se disseram de direita, enquanto a região com menos pessoas que se consideram de direita foi a Sudeste.
Entre quem avalia o governo Lula ruim ou péssimo, 65% se diz de direita em apenas 4% de esquerda. Já entre ótimo e bom são 30% de direita e 33% de esquerda. Esse conceito de esquerda e direita é muito permeável e tem muito eleitor de direita que vota no Lula. José Roberto de Toledo
***
O Análise da Notícia vai ao ar às terças e quartas, às 13h e às 14h30.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja abaixo o programa na íntegra:
45 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Antonio Sérgio de Pinho
Incrível que mesmo com esta imensa diferença, venceu as eleições um cara de esquerda. Magias da matemática?
Daiana Priscila Biazoto
Está ai mais uma prova de que o descondenado jamais venceu no voto. Por isso nao sai nas ruas, nao tem eleitor, os eleitores dele só aparecem nas “urnas confiaveis”
Alexandre Rodrigues da Silva
Lula não foi eleito, foi conduzido à presidência pelos órgãos eleitorais aparelhados. Ou vocês pensam que a direita votou no ex presidiário????