Josias de Souza

Josias de Souza

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Fugitivos de Mossoró aprisionam Lewandowski dentro do 1º fiasco

Quando indicou seu ministro da Justiça para o Supremo, Lula proporcionou a Flávio Dino a sensação de ser transportado para o céu sem o inconveniente de pagar pedágio à morte. Ricardo Lewandowski fez o percurso inverso ao aceitar o convite para assumir a pasta da Justiça. Na sua excursão pelos nove círculos do inferno, o sucessor de Dino foi aprisionado pelos fugitivos da penitenciária federal de Mossoró dentro do seu primeiro fiasco.

No céu do Supremo, até as sentenças mais flácidas ganham consistência diante do "cumpra-se" que o magistrado anota no rodapé da última folha. Na Esplanada, bem-aventurados são os ministros que, não tendo nada a dizer, se abstêm de demonstrá-lo em palavras. Duas semanas depois de afirmar, em Mossoró, que a operação montada para recapturar os fujões "está se desenvolvendo com êxito" e "será mantida", Lewandowski desmobilizou a tropa da Força Nacional sem reconhecer o fracasso.

Enviada ao palco de Mossoró em 23 de fevereiro com 111 homens e 20 veículos, a Força Nacional custou cerca de R$ 1,3 milhão apenas em diárias. Informou-se que, a partir de agora, o Ministério da Justiça aposta na inteligência da Polícia Federal para recapturar Rogério da Silva Mendonça, o Martelo, e Deibson Cabral Nascimento, o Tatu. O alvo da operação já não é apenas a dupla de fugitivos, mas a facção a que pertencem, o Comando Vermelho.

Não se pode atribuir a Lewandowski uma fuga que aconteceu nas pegadas de sua chegada ao ministério. Mas o insucesso da recaptura, fiasco 100% gerenciado pela nova equipe, é algo que nem a conclusão das investigações sobre o caso Marielle consegue abafar. Num prenúncio das cobranças que ainda estão por vir, o Datafolha informa que 65% dos brasileiros dizem sentir algum grau de insegurança ao andar nas ruas durante a noite.

Costuma-se dizer que o inferno está cheio de bem-intencionados. Ao aceitar o convite de Lula para compor o primeiro escalão do governo, Lewandowski estava, ele próprio, prenhe de fabulosas intenções. Descobre aos poucos que o caminho do inferno não está mais calçado de boas intenções. O diabo mandou refazer o calçamento com o patrocínio das facções criminosas.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes