Topo

Juliana Dal Piva

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Freixo pede a PGR que apure operações suspeitas de assessores de Bolsonaro

Jair, Carlos e Flavio Bolsonaro - Flick Bolsonaro/Reprodução
Jair, Carlos e Flavio Bolsonaro Imagem: Flick Bolsonaro/Reprodução

Colunista do UOL

15/03/2021 10h50

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) pediu hoje que a PGR (Procuradoria-Geral da República) investigue as revelações feitas pelo UOL de que ex-assessores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) retiravam, em espécie, a maior parte de seus salários enquanto trabalhavam na Câmara dos Deputados.

Uma reportagem publicada nesta segunda-feira (15) mostrou que quatro funcionários que trabalharam para Bolsonaro retiraram 72% de seus salários em dinheiro vivo. Eles receberam R$ 764 mil líquidos, entre salários e benefícios, e sacaram um total de R$ 551 mil em espécie.

O UOL identificou os saques ao verificar documentos e quebras de sigilos bancário e fiscal da investigação do "escândalo da rachadinha". Os dados financeiros abrangem 12 anos, de 2007 a 2018, período em que esses assessores foram nomeados tanto para o gabinete de Flávio Bolsonaro na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) quanto para o de Jair. Dessa forma, é possível saber como movimentaram o contracheque da Câmara dos Deputados.

Na representação, Freixo diz que os fatos apontados pela reportagem indicam que a prática de "rachadinha" no gabinete de Flávio Bolsonaro na Alerj, investigada pelo Ministério Público do Rio, pode ter sido também praticada por Jair Bolsonaro na Câmara e, por isso, deveriam ser investigadas pela PGR.

Nesta segunda-feira (15), o UOL publicou quatro reportagens que detalham uma série de operações suspeitas de assessores da família Bolsonaro, caracterizadas pelo uso de grandes volumes de dinheiro em espécie. Procurados desde quarta-feira (10) por email, telefone e mensagem de WhatsApp, Jair, Flávio e Carlos Bolsonaro não responderam.

O UOL teve acesso às quebras de sigilo no segundo semestre de 2020, quando ainda não havia uma decisão judicial contestando a legalidade da determinação da Justiça fluminense, e veio nos últimos meses analisando meticulosamente as 607.552 operações bancárias distribuídas em 100 planilhas -uma para cada um dos suspeitos.

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) anulou a decisão que permitiu o acesso aos dados resultantes das quebras no processo contra Flávio, mas o Ministério Público Federal recorreu ao STF (Supremo Tribunal Federal).