Topo

Juliana Dal Piva

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Apesar de resistência no PSDB, equipe de Doria vê vantagem sobre Leite

O governador de São Paulo, João Doria, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, durante evento no Palácio dos Bandeirantes em agosto de 2019 - Marcello Fim/Ofotográfico/Folhapress
O governador de São Paulo, João Doria, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, durante evento no Palácio dos Bandeirantes em agosto de 2019 Imagem: Marcello Fim/Ofotográfico/Folhapress

Colunista do UOL

19/09/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Apesar da resistência interna no PSDB, a equipe do governador de São Paulo, João Doria, está confiante de que o tucano paulista vai levar a melhor para cima de Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, nas prévias do PSDB em novembro para a escolha do candidato a presidente do partido.

As pesquisas mais recentes da equipe de Doria mostram ele com 32% das intenções de voto dos tucanos enquanto Leite estaria com 12%. Os demais candidatos, senador Tasso Jereissati (CE) e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio, pontuaram abaixo disso.

A coluna apurou que nessa pesquisa o governador só não conta com a maioria dos votos dos diretórios tucanos do Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pará e Mato Grosso do Sul. Nos demais, no momento, ele leva vantagem.

A estratégia da equipe de Doria neste período de "campanha" durante as prévias foi escalar pessoas próximas a ele para ir para os estados. Depois, o próprio governador viaja em seguida para encontrar lideranças. Doria esteve nos últimos meses em Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e Rio de Janeiro com o mesmo objetivo.

Há uma organização com um diversos deputados federais, estaduais e prefeitos. Um dos principais articuladores é Carlão Pignatari, o presidente da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo). Entre alguns articuladores de Doria, a animação pela vitória nas prévias é tanta que eles acreditam que os mais próximos do governador já estejam até pensando em possíveis jingles para a campanha presidencial.

Do outro lado, um dos principais nomes na articulação, é o deputado federal Rodrigo de Castro (PSDB-MG). Ele é próximo do deputado federal e ex-candidato a presidente Aécio Neves (PSDB-MG), desafeto de Doria.

Os apoiadores de Doria, porém, sabem que o cenário pode balançar com uma união de seus adversários internos. Dias atrás, o senador Tasso Jereissati admitiu a possibilidade de uma candidatura única contra o governador paulista. As declarações foram dadas ao jornal O Estado de S. Paulo.

Nas regras estabelecidas pelo partido, os candidatos que vão disputar as prévias podem se inscrever até o dia 20 de setembro. A votação será no dia 21 de novembro e poderá ter um segundo turno em 28 de novembro, se necessário.

Na votação, os filiados foram divididos em quatro grupos com 25% de peso cada. São eles: filiados sem mandato, prefeitos e vice-prefeitos, vereadores, deputados estaduais e distritais e governadores, vice-governadores, ex-presidentes, atual presidente da Comissão Executiva Nacional, deputados federais e senadores.