Topo

Juliana Dal Piva

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Para aliados, "realidade da derrota" causou choro de Bolsonaro

Colunista do UOL

05/12/2022 14h46

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) avaliam que ele finalmente está encarando a realidade da derrota e nem sequer consegue disfarçar o quanto está abatido após o fim da eleição presidencial que terminou com a vitória do adversário, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Ao participar de uma cerimônia das Forças Armadas, em Brasília, Bolsonaro cumprimentou um grupo de generais e almirantes promovidos e, ao abraçar uma mulher, começou a chorar. Como nos demais eventos depois da eleição, ele não discursou.

Ele já participou de três cerimônias do Exército: uma formatura da Aman (Academia Militar das Agulhas Negras) em Resende (RJ), e duas promoções de oficiais em Brasília.

Na visão de aliados, Bolsonaro não está sequer conseguindo disfarçar publicamente seu estado emocional um mês após a eleição, o que gera apreensão com o papel que se espera dele como um líder da oposição ao novo governo. "Tá desequilibrado", relatou um interlocutor do presidente à coluna.

O PL convidou Bolsonaro para ser o presidente de honra da sigla e compor a executiva nacional. A expectativa também é que ele permaneça morando em Brasília após a saída da Presidência e do Palácio do Planalto.