Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Além do voto útil, PT prioriza combater abstenção de mulheres e mais pobres
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará esforço para tentar diminuir a abstenção em dois segmentos do eleitorado que estão majoritariamente com o petista: mulheres e pobres. O voto útil e o comparecimento às urnas serão prioridades da reta final neste primeiro turno.
Lula resiste pessoalmente a pedir voto útil —já disse em discursos que foi alvo desse tipo de estratégia no passado. Mas o candidato foi convencido pelos coordenadores de campanha de que é preciso buscar tal apoio. Ao dizer que deseja vencer no primeiro turno, Lula faz esse apelo.
Gol político
As adesões de artistas ao voto útil são tidas como mais eficientes para atrair eleitores de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB). Caetano Veloso, por exemplo, tem sido apoiador declarado de Ciro nos últimos anos, mas decidiu que votará em Lula no dia 2 de outubro para tentar derrotar Bolsonaro já no primeiro turno.
Campo inimigo
A decisão de não comparecer ao debate do SBT estava tomada havia semanas. O PT considera que a emissora faz campanha para Bolsonaro. Nesse contexto, não deveria ser incluída na programação do candidato. O debate está marcado para o próximo. Nesse dia e na véspera, Lula terá outros atos de campanha.
Batalha fundamental
Haverá preparação especial para o debate da Rede Globo, marcado para a quinta da semana que vem, dia 29. O PT terá estratégia diferente da adotada no debate organizado pelo UOL, Folha, Bandeirantes e TV Cultura, no qual o candidato jogou na retranca. Essas informações foram dadas no Radar das Eleições, o programa semanal do UOL sobre a campanha.
O programa O Radar das Eleições vai ao ar às terças-feiras.
Quando: toda semana, às 10h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. Você também pode conferir nas plataformas de podcasts. Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.