Topo

Kennedy Alencar

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Planalto avalia que governistas foram mal na CPI e vai intervir na comissão

Colunista do UOL

20/06/2023 20h07

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O colunista do UOL Kennedy Alencar afirmou, durante o programa Análise da Notícia de hoje, que o governo fez uma avaliação negativa da atuação de sua base na CPMI que investiga os atos golpistas de 8 de janeiro. Ele afirmou que na opinião do Palácio do Planalto, os governistas foram incapazes de emparedar o ex-diretor da PRF (Polícia Rodoviária Federal), Silvinei Vasques e, por isso, haverá uma intervenção na estratégia de inquisição.

Planalto avalia que governistas foram mal na CPI do 8/1

Interferência política e aparelhamento. Silvinei Vasques aparelhou a PRF de uma forma que o órgão se tornou um dos mais fortes do bolsonarismo. No 2º turno das eleições, o órgão, seguindo um mapa elaborado pelo Ministério da Justiça, sob tutela de Anderson Torres, realizou uma operação que teria tentado atrapalhar a votação no Nordeste, onde Lula tinha larga vantagem de votos sobre Bolsonaro.

Silvinei usou a instituição do estado brasileiro para tentar golpear a democracia e, por isso, ele está na CPI dos atos golpistas.
Kennedy Alencar

Faltou foco. A relatora da CPI, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), fez perguntas sobre a formação acadêmica de Silvinei e também sobre quem pagou seu mestrado e um processo de agressão física. Para Kennedy, faltou foco nas perguntas, uma vez que o interesse da CPI era a tentativa de Silvinei de tentar melar a eleição de 2022.

Reflexo de outras áreas do governo. Também faltou articulação política. Além da falta de estratégia, o preparo dos governistas para explorar as ligações de Silvinei com Bolsonaro deixou a desejar. Os membros da CPMI não souberam rebater as mentiras do ex-diretor da PRF e, por isso, haverá uma tentativa do Palácio do Planalto de treinar melhor os deputados e senadores.

Oportunistas se aproveitaram. Diante da falta de munição dos governistas, o deputado federal Éder Mauro (PL-PA) gritou com a senadora Eliziane Gama e o deputado Arthur Maia (União Brasil-BA) e acabou "aliviando" para Silvinei, que seguiu o roteiro proposto por seu advogado e tentou se descolar da imagem de Bolsonaro.

Oposição pode provocar estragos. A oposição conseguiu aprovar a convocação do ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), general Gonçalves Dias, para depor na CPMI. A situação irá colocar um ex-ministro de Lula na defensiva e expor sua incompetência. Para Kennedy, não houve cumplicidade do militar, e o país e o governo sofreram uma tentativa de golpe. "A narrativa da oposição é falsa" concluiu.

***

O Análise da Notícia vai ao ar às terças, quartas e quintas, às 19h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: