Leonardo Sakamoto

Leonardo Sakamoto

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Mão de Lula com 4 dedos impede 'stalinismo' bolsonarista em foto com Macron

O governador Cláudio Castro (PL) "cortou" o presidente Lula de uma foto em que ele aparece com o presidente francês Emmanuel Macron. Ninguém ficaria sabendo se o roteirista desta grande chanchada chamada Brasil não tivesse "esquecido" a inconfundível mão do petista com quatro dedos no centro.

A escolha do enquadramento, que tentou e não foi competente para excluir Lula, é o puro suco do Brasil polarizado.

Seria extremamente saudável para a tolerância na política se o governador, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, tivesse publicado uma imagem com os três, mostrando representantes da Presidência do Brasil, da Presidência da França e do governo do Rio de Janeiro juntos em prol do desenvolvimento comum.

O resultado foi o oposto. A exclusão de Lula da composição da foto não é ruim só para o republicanismo das instituições, mas também mostra a incompetência do bolsonarismo até para fazer bobagem.

Após assumir o poder, Josef Stalin tratou de eliminar seu adversário Leon Trotksy dos registros históricos dos primeiros anos da União Soviética. Numa das imagens mais conhecidas, ele foi removido da foto de um discurso de Lênin, em 1920, em frente ao Teatro Bolshoi.

Não estou comparando Stalin a Castro ou Trotsky a Lula, mas só refletindo que a manipulação de imagens não era tão desatenta 100 anos atrás.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL