Leonardo Sakamoto

Leonardo Sakamoto

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Pesquisa indica que SP não quer marionetes de Lula e Bolsonaro, diz Datena

O apresentador José Luiz Datena (PSDB) comemorou o resultado da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta terça (30), em que aparece tecnicamente empatado (19%) na liderança da disputa pela Prefeitura de São Paulo com o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), que tem 20%, e o deputado Guilherme Boulos (PSOL), e seus 19% - a margem de erro é de 3,1 pontos. Para ele, é hora de analisar que o eleitorado não quer a polarização.

"O povo de São Paulo não quer candidatos que sejam marionetes do presidente da República e nem do ex-presidente da República, nem do Lula, nem do Bolsonaro. Aliás, esses apoios só enfraquecem o Boulos e o Nunes. O dono de São Paulo é o povo de São Paulo. E os números provam isso", afirmou à coluna.

Ele destacou um dado da pesquisa, de que 51% não querem um prefeito aliado a nenhuma das duas lideranças, enquanto 28% querem alguém próximo a Lula e 16% de Bolsonaro.

"Esses 51% querem um candidato que represente a cidade. Claro que o lulista que não for votar do Boulos terá o voto bem-vindo e o bolsonarista que não for votar no Nunes também terá o voto bem-vindo. É apenas o começo de campanha, mas temos que comemorar porque chegamos próximos aos dois primeiros colocados. Há chance grande de devolvemos o governo de São Paulo ao povo de São Paulo", avaliou Datena.

O candidato tucano aproveitou para criticar o prefeito ao afirmar que é inconcebível que uma cidade como São Paulo tenha um caixa bilionário enquanto parte de sua população passe necessidade.

"Sou contra prefeitura rica com povo pobre. Dá para beneficiar todos com essa imensa quantidade de dinheiro que São Paulo recebe e é muito mal aplicada. Dá para tomar uma série de medidas, por exemplo, diminuir carga tributária para empresários investirem e gerar mais emprego, o que aumenta o poder de compra dos trabalhadores. Também reduzir os impostos que os trabalhadores precisam pagar direta ou indiretamente", diz.

"Prefeitura não tem que ser rica, tem que usar o dinheiro que arrecada para o povo, não para falcatrua, nem para gastar só em ano de eleição."

Além dos três primeiros colocados, a pesquisa aponta o empresário Pablo Marçal (PRTB) com 12%, a deputada Tabata Amaral (PSB), com 5%, o deputado Kim Kataguiri (União Brasil) e Marina Helena (Novo), com 3% cada.

A Quaest indicou que Boulos por enquanto não cresce entre os eleitores de Lula impedido por Datena - ele tem 36% nesse seguimento do eleitorado diante dos 22% do apresentador.

Continua após a publicidade

O deputado seria prejudicado porque, segundo a pesquisa, apenas 42% sabem que Lula o apoia. O presidente é o maior cabo eleitoral da cidade: 30% dizem que votariam em alguém recomendado por ele. Ele é seguido pelo governador Tarcísio de Freitas (25%) e Jair Bolsonaro (20%).

Enquanto isso, Nunes sofre o mesmo por conta de Marçal. O prefeito tem 35% entre os eleitores de Bolsonaro, enquanto o empresário registra 27% nesse grupo.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.