Letícia Casado

Letícia Casado

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

'Gênio de Uberlândia' que teria visto erro em urnas nega apelido e fraude

Apelidado de "gênio de Uberlândia" pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto, o empresário da área de tecnologia Eder Balbino refutou o apelido e disse à Polícia Federal que não tem expertise em matemática nem em urna eletrônica. O depoimento consta do inquérito das milícias digitais, que apura a tentativa de golpe orquestrada por Bolsonaro e aliados no final de 2022 com o objetivo de impedir a posse de Lula.

Balbino disse aos investigadores que sua empresa, a Gaio, prestou serviços para o IVL (Instituto Voto Legal), contratado pelo PL para tentar apontar um esquema de fraude nas urnas eletrônicas.

Ele afirma ter recebido R$ 8.000 para fazer enquetes sobre intenção de votos às vésperas do segundo turno. O instituto desistiu da pesquisa, manteve o pagamento e ele disponibilizou seu software para o IVL, segundo o depoimento.

Balbino disse que apenas categorizava informações em gráficos e tabelas e que cabia aos responsáveis pelo instituto analisar o material. Acrescentou "que não tem expertise matemática, nem mesmo em matéria referente a urnas eletrônicas".

Nunca se nomeou como 'gênio de Uberlândia' e não teve nenhuma genialidade no que fez.
Trecho de depoimento de Eder Balbino à PF

Questionado se viu algum indício de fraude na eleição, Balbino disse que não.

Elo com argentino que propagou fake news

Balbino disse que não conhece o influenciador argentino Fernando Cerimedo, que propagou notícias falsas sobre a lisura do processo eleitoral no Brasil. Amigo da família Bolsonaro, o argentino viralizou ao divulgar um suposto dossiê com informações falsas sobre a apuração das eleições brasileiras.

Em setembro do ano passado, o UOL já havia revelado que Mauro Cid havia narrado à PF, no âmbito de seu acordo de colaboração, que Bolsonaro consultou os comandantes das Forças Armadas sobre um plano de golpe de Estado, após perder as eleições de 2022. Naquele conjunto de depoimentos, Cid afirmou que os comandantes da Aeronáutica e do Exército se opuseram à trama.

Continua após a publicidade

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes