Letícia Casado

Letícia Casado

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Ação sobre foro privilegiado no STF impacta caso Marielle

Em meio aos desdobramentos da investigação do assassinato de Marielle Franco, o STF (Supremo Tribunal Federal) começa a julgar nesta sexta-feira (29) uma ação que discute o alcance do foro privilegiado.

O processo será analisado no plenário virtual. Os ministros têm até o dia 8 para inserir os votos no sistema ou pedir para levar a discussão ao plenário físico.

Em 2018, o STF decidiu restringir o foro especial para parlamentares e passou a processar e julgar apenas casos em que os crimes tenham sido cometidos em razão do cargo e durante o mandato.

Impacto sobre caso Marielle

Preso desde domingo, o deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) é apontado pela PF como mandante do assassinato de Marielle. O crime, em 2018, ocorreu quando ele era vereador no Rio. O cargo não tem foro privilegiado.

Sua defesa sustenta que ele é inocente e que, independentemente dos rumos da investigação, Brazão não deveria estar sob a alçada do Supremo porque o crime ocorreu antes que ele se tornasse parlamentar.

"O crime foi praticado em 2018 e o deputado assume em 2019. Os supostos fatos reveladores de obstrução de justiça não têm nenhuma relação com o mandato, são anteriores, de modo que há um vazio do ponto de vista da competência do STF", disse o advogado Cleber Lopes de Oliveira, que defende Brazão, durante sessão na Câmara.

O entendimento foi diferente para a Primeira Turma do STF (composta por cinco ministros), que referendou a prisão de Brazão.

Agora, para sanar essas e outras dúvidas, os 11 ministros do STF voltam a discutir os limites do foro privilegiado.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes