Letícia Casado

Letícia Casado

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

STF mantém autorização para Coaf compartilhar dados com PF e MP

A 1ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) manteve hoje (2) decisão que autoriza o compartilhamento de dados com a Polícia Federal e o Ministério Público sem a necessidade de autorização judicial.

Em novembro de 2023, o ministro Cristiano Zanin havia derrubado uma decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) que poderia atingir investigações sobre crimes financeiros: os investigadores seriam proibidos de pedir informações ao Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeira) sem autorização da Justiça. Agora, a decisão foi referendado pela 1ª Turma.

À época, PF e Ministério Público apontaram o risco de que investigações fossem anuladas —inclusive algumas sobre os financiadores do 8 de janeiro. O STJ entendeu que os documentos só poderiam ser emitidos a partir da identificação de movimentações financeiras suspeitas.

Em 2019, o Supremo já havia autorizado o compartilhamento de informações de órgãos de inteligência financeira, anotando que devem ser feitas via comunicações formais, sob sigilo e com a possibilidade de fiscalização posterior.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes