Topo

Madeleine Lacsko

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Fake News: desmentir não é suficiente

Colunista do UOL

01/06/2022 19h48

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Fake news não têm a ver com mentira, mas com a manipulação e a distorção de uma informação. Esta é a definição exata do termo que ainda falta ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que insiste em trabalhar de modo infantilizado, achando que basta desmentir ou atacar um conteúdo para neutralizá-lo.

Na edição desta quarta-feira (01) da Live UOL, falei sobre trabalhos científicos da área de psicologia social e cognição que mostram, desde 2013, que é absolutamente insuficiente desmentir algo já propagado e que o mais importante para a difusão de informações falsas é o contexto que a cerca, não apenas o conteúdo em si.

A correção de uma mentira, mesmo quando totalmente aceita, reduz apenas cerca de metade dos efeitos negativos já causados, como mostra um artigo da especialista em Psicologia Política, da Universidade da Pensilvânia, Emily Thorson. Segundo ela, a exposição a informações negativas cria "ecos de crença", que persistem ainda por muito tempo mesmo depois de uma correção.

Trata-se de uma espécie de "má impressão" ou viés que impacta o comportamento mesmo de quem aceitou completamente o desmentido. Além disso, o artigo considera que o desmentido nem sempre atinge quem consumiu a informação errada, criando uma equação complexa. Pode não atenuar o efeito da mentira, já que não chega a quem acreditou e pode levar algum efeito de "eco de crença" a quem teve acesso só ao desmentido. Por isso são necessárias ações adicionais no combate à desinformação, como esclarecer as pessoas sobre educação midiática, vieses cognitivos e comportamento humano.

Hoje, o ministro Alexandre de Moraes, vice-presidente do TSE, disse que a Justiça Eleitoral está preparada para combater as milícias digitais, passando também a reconhecer todas as plataformas como meios de comunicação social. A mudança é importante, mas insuficiente quando sabemos que o TSE ainda trabalha em modo analógico, longe de uma educação midiática eficiente e sem fazer nada para prevenir a população sobre como as coisas realmente funcionam.

Assista à íntegra da minha Live com Felipe Moura Brasil, na qual abordamos este e outros assuntos, como as críticas do PSDB à gestão do PT e a explicação duvidosa do senador Flávio Bolsonaro (PL) sobre o financiamento de sua mansão de R$ 6 milhões —será que ele conseguiu com a renda de advogado mesmo ou anda fazendo bolo de pote? A Live é transmitida diariamente, das 17h às 18h, no canal de Youtube do UOL e nos perfis do portal no Facebook e no Twitter.