Natália Portinari

Natália Portinari

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Erro no sistema trava criação de empresas em São Paulo há quatro meses

Um erro no sistema da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo) tem travado a criação de empresas na cidade de São Paulo (SP) há quatro meses, atrasando em semanas um protocolo que deveria ser de alguns dias.

Contadores relatam que, no site da Junta, não é possível gerar o formulário de Cadastro de Contribuinte Mobiliário (CCM) da Prefeitura de São Paulo — um sistema em que são cadastrados os contribuintes do município — para fazer atualizações ou novas inscrições.

Depois que o erro acontece, só é possível liberar o cadastro após abrir uma reclamação e ser atendido pela Jucesp, o que demora vários dias.

Desde fevereiro, há reclamações de que o erro tem atrasado a criação e atualização cadastral de empresas. Por volta de 300 novas empresas foram abertas por dia na cidade no último ano.

Em março, a Prefeitura de São Paulo informou ao UOL que o erro se devia a uma atualização do sistema da Jucesp e que a junta estava trabalhando para normalizar a situação.

O sistema foi atualizado em 27 de fevereiro. Desde então, o Reclame Aqui e e fóruns de contabilidade têm acumulado relatos de erros.

"Tudo bugado na Jucesp. Várias alterações para atualizar o CCM, várias aberturas de empresa paradas por causa do Balcão Único, o negocio é rezar e fazer figuinha para normalizarem", diz uma postagem com dezenas de comentários semelhantes, no início de março, no site Contabeis.com.br.

Procurada, a Jucesp disse que está trabalhando para consertar a falha.

"O erro identificado atualmente está sendo corrigido. A Junta Comercial de São Paulo entrou em contato com alguns contadores, que confirmaram a atualização do CCM (inscrição municipal) como aprovado, avançando para a fase de licenciamento das atividades da empresa. No entanto, ainda estão sendo tratados casos excepcionais", disse a junta ao UOL.

Continua após a publicidade

"Reiteramos o compromisso da Jucesp em oferecer um ambiente eficiente e de qualidade para os processos de abertura e regularização de empresas e pessoas jurídicas. Estamos trabalhando incessantemente para garantir a qualidade dos sistemas existentes e esperamos em breve proporcionar uma nova experiência aos empresários na abertura de novas empresas."

Atualização: após a publicação desta reportagem, a Jucesp disse que a falha reportada por contabilistas em fevereiro é diferente do problema encontrado agora, em junho, e que ambos foram corrigidos.

A junta diz também que as falhas foram pontuais, e não generalizadas, e que não impediram a abertura de novas empresas. Segundo a Jucesp, 15,1 mil novos estabelecimentos foram abertos na cidade de São Paulo em abril, um recorde histórico.

"A Junta Comercial do Estado de São Paulo informa que o problema relatado pelos contabilistas em fevereiro de 2024 foi resolvido em março. Na época, os requerentes enfrentaram dificuldades para iniciar o processo de atualização do Cadastro do Contribuinte Mobiliário (CCM). Este incidente foi causado pela migração do sistema de inscrição municipal no Portal Integrador Via Rápida Empresa REDESIM, ocasionando alguns problemas de integração com os serviços na capital São Paulo", disse a junta.

"Além disso, gostaríamos de esclarecer que o erro identificado atualmente está sendo corrigido. A Junta Comercial de São Paulo entrou em contato com alguns contadores, que confirmaram a atualização do CCM como aprovado, avançando para a fase de licenciamento das atividades da empresa. No entanto, ainda estão sendo tratados casos excepcionais."

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes