Topo

Pra começar a semana

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Ação no esporte, tensão na política - e outros destaques

Sergio Moro e Eduardo Leite - Reprodução/Twitter
Sergio Moro e Eduardo Leite Imagem: Reprodução/Twitter

Pra começar a semana

Colunista do UOL

03/04/2022 18h08Atualizada em 26/05/2022 11h08

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Esta é parte da versão online da edição deste domingo (3/4) da newsletter Pra Começar a Semana. Para assinar o boletim e ter acesso à agenda completa de eventos, clique aqui.

******************

A agenda esportiva está recheada. Na Fórmula 1, o GP da Austrália. No futebol, fora a ressaca dos estaduais, há a primeira rodada do Brasileirão 2022. E mais: times brasileiros na Libertadores e as quartas de final da Champions League. E dois brasileiros lutando no UFC.
...............
Corrida eleitoral.
Tende a ficar cada vez mais quente. Moro desistiu mesmo de desistir? Doria se firma ou sua base perde os alicerces? Bolsonaro continua em campanha mais ou menos descarada, com viagens, inaugurações e discursos de candidato. Ao longo da semana, pesquisas de intenção de voto mostrarão o retrato da disputa pela Presidência.
...............
Meio ambiente.
O STF continua a decidir se faz a boiada parar de passar, julgando ações contra a tentativa, feita pelo governo Bolsonaro, de enfraquecer ou reverter políticas ambientais.
...............
Mineração.
O projeto que libera a mineração em terras indígenas pode ir à votação na Câmara.
...............
Causa indígena.
Começa amanhã o Acampamento Terra Livre, em Brasília, depois de dois anos de interrupção por causa da pandemia.
...............
Inflação.
O IBGE divulga na sexta-feira o índice oficial de inflação de março.
...............
Telona.
Sonic 2 é a principal estreia da semana no cinema. A sequência da adaptação do videogame para a telona tem Jim Carrey e Idris Elba no elenco.
...............
Invasão da Ucrânia.
Continua imprevisível. A Rússia está recuando ou se reagrupando? Fernanda Magnotta explica por que a guerra deve estar longe de acabar.
...............
Mundo do crime.
Levantamento exclusivo do Núcleo Investigativo do UOL revela que mais de 200 corpos foram enterrados em 41 valas clandestinas em São Paulo e no Rio desde 2016 em ações de criminosos; a maioria das vítimas não foi identificada.
...............
Grammy.
Hoje às 21h, o Grammy entrega seus prêmios. Olivia Rodrigo é a grande aposta. Além de favorita em quatro categorias, ela canta, ao lado de Lady Gaga, BTS, Billie Eilish, Lil Nas X e outros. Entre os apresentadores, Avril Lavigne, Dua Lipa, Jared Leto e Megan Lee Stallion.
...............
Imposto de Renda.
Vence dia 29 o prazo para entregar a declaração de ajuste anual.
...............
Semana que vem é Páscoa. Já pesquisou o preço dos ovos de chocolate? Dá pra fazer em casa.
...............
Faltam 181 dias para o primeiro turno das eleições.
...............

Boa semana

******************

LEIA MAIS NA NEWSLETTER

A edição deste domingo da Pra Começar a Semana traz ainda os principais eventeos esportivos da semana, as novidades no cinema e na TV, a agenda da economia e dos julgamentos mais importantes do STF, a movimentação dos candidatos, projetos em votação no Congresso, eleições e outros eventos no exterior e mais.

Assinante UOL tem acesso a todos os conteúdos exclusivos do site, newsletters, blogs e colunas, dicas de investimentos e mais. Para assinar a newsletter Pra Começar a Semana e conhecer nossos outros boletins diários e semanais, clique aqui.