Raquel Landim

Raquel Landim

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Conspiração sobre o Focus vira meme no mercado: 'O Xandão vem te pegar'

Hoje em grupo de WhatsApp do mercado financeiro circulava um meme: "cuidado, o Xandão vem te pegar". Junto com ele, a notícia da investigação do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União para apurar uma suposta manipulação do boletim Focus que estaria afetando as decisões do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central.

A suspeita do procurador é que o comitê vem dando um peso excessivo às estimativas do Focus para a inflação e que as "instituições financeiras podem ter interesse na manipulação do índice para ganhos públicos ou privados indevidos". O tema veio à baila depois de uma reportagem do Valor Econômico sobre o assunto, que citava que a projeção máxima para o IPCA pulou, de repente, para 8%.

É uma teoria da conspiração e tanto. Mas, como toda teoria da conspiração, o problema é provar. A primeira tese é de que os economistas de bancos e corretoras forjariam os números para que suas instituições ganhem dinheiro nos contratos de juros. E é verdade que a legislação brasileira até precisa melhorar na vigilância dessa "chinese wall".

Só que teria que ser um conluio gigantesco, porque o BC leva em consideração a mediana (número que se encontra exatamente no centro) das estimativas de inflação de 160 casas diferentes. É muita gente para montar um cartel que afete a mediana. Além disso, o BC instituiu o Top 5 —os cinco economistas que acertam mais os dados de inflação. Estar nessa seleta lista é ótimo para a carreira de qualquer um.

A segunda tese é de que as estimativas de inflação do Focus estão subindo, mas a inflação corrente está caindo. Nesta semana, o IPCA-15 (prévia da inflação) mostrou alta de 0,44% em maio, conforme o IBGE. O percentual é superior ao 0,21% de abril, mas inferior ao 0,51% registrado em maio do ano passado.

Foi o suficiente para a presidente do PT, Gleisi Hoffman, publicar nas redes sociais:

"Os dados divulgados pelo IBGE confirmam que a inflação está sob controle e tende a cair mais nos próximos meses (...). É exatamente o contrário do que dizem o mercado e o presidente do BC, que manipulam informações para pressionar a manipulação da maior taxa de juros do planeta. Essa manipulação, por sinal, vai ser investigada finalmente pela Polícia Federal, a pedido do Ministério Público do TCU. A análise do tal boletim Focus, que só ouve bancos e corretores, indica a atuação de um cartel criminoso que faz projeções pessimistas de inflação para pressionar os juros".

O que Gleisi e alguns economistas parecem esquecer é que o Banco Central está preocupado em controlar a inflação futura e que expectativas de inflação são exatamente isso —expectativas. E, portanto, não se guiam apenas pelos dados correntes. Se há uma piora no cenário fiscal, como recentemente ocorreu com a mudança da meta, o mercado se preocupa com a sustentabilidade das contas, o aumento da dívida e a tendência da inflação.

Se há uma divisão no Copom e um sinal de que o próximo colegiado, indicado pelo governo Lula, pode ser mais leniente com o processo inflacionário, o mercado desconfia que a inflação pode subir no futuro. Tudo isso leva a uma deterioração das expectativas futuras de inflação, apesar dos preços correntes.

Continua após a publicidade

O mercado pode errar e esse cenário não se confirmar, mas é assim que funciona desde sempre. O papel do governo é corrigir a rota se for o caso ou demonstrar aos agentes financeiros que eles estão errados, e não ameaçá-los. Já diz o velho ditado: não adianta quebrar o termômetro em vez de tratar o paciente.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes