Campanhas identificam tendência de crescimento de Marçal e Tabata
Pesquisas de alta frequência estão detectando um crescimento das intenções de voto em Pablo Marçal (PRTB), apesar da suspensão de suas redes, e em Tabata Amaral (PSB), que partiu para o enfrentamento contra o adversário.
Com a proximidade das eleições, as campanhas passaram a realizar "trackings" diários de intenção de voto, que vem sendo aguardados com ansiedade pelos candidatos.
A coluna teve acesso a três deles, que não podem ser divulgados na íntegra, porque não foram registrados.
Os resultados são desencontrados. Dois apontam crescimento de Marçal, mesmo após a liminar que suspendeu suas redes a pedido do PSB. A campanha de Tabata acusa o candidato do PRTB de abuso de poder econômico por pagar seguidores para fazer cortes e promover sua campanha nas redes.
Estrategistas atribuem o crescimento nas intenções de voto à exposição que Marçal teve nos meios de comunicação e nas próprias redes por causa da suspensão. O candidato já criou novas contas e atraiu grande quantidade de seguidores.
Uma pesquisa mostra crescimento nas intenções de voto de Tabata, outra aponta queda, e uma terceira estabilidade. Tabata, que está em quinto lugar, partiu para o enfrentamento contra Marçal, ao contrário dos seus adversários que tem receio de aumentar a rejeição.
Guilherme Boulos, candidato do PSOL, vem sendo criticado pela militância de esquerda por falta de agressividade. Por conta disso, lançou ontem uma propaganda dizendo que Marçal e Ricardo Nunes (MDB) são as duas faces do bolsonarismo.
Fontes da campanha de Boulos dizem que um crescimento de Tabata pode ser positivo para o candidato, porque cria uma "reserva" de votos de esquerda para o segundo turno. Na avaliação deles, ela só não poderia subir a ponto de ameaçar o posto do candidato do PSOL no segundo turno.
As pesquisas de alta frequência também identificam um esvaziamento da candidatura de José Luiz Datena (PSDB).
Essa matéria é um dos destaques do programa O Radar das Eleições, toda terça-feira no canal do UOL.
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