Raquel Landim

Raquel Landim

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Em reunião ministerial, Lula relata as quatro vezes em que quase morreu

Na reunião ministerial desta sexta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reservou um bom tempo para contar sobre as quatro vezes em que "quase morreu".

Foi assim que o presidente descreveu aos seus principais auxiliares sua infância no Nordeste, o câncer que teve na garganta, o acidente com seu avião no México, e o coágulo no cérebro que o levou a uma cirurgia de emergência.

O relato foi feito à coluna por pessoas presentes.

A infância de privações do presidente em Pernambuco é conhecida até que ele vem para São Paulo com a mãe, dona Lindu.

Em 2011, Lula é diagnosticado com um câncer na laringe. Teve que se submeter a cirurgia e quimioterapia. Na época, além do temor da doença, ele viveu o receio de ter algum problema vocal, já que a voz é um dos principais ativos como político.

O incidente com o avião no México ocorreu em outubro deste ano. Lula e sua comitiva ficaram sobrevoando o país por mais de duas horas após uma pane na aeronave presidencial. Depois do problema, abriu-se uma discussão sobre a compra de um novo avião.

E bem recentemente, o presidente precisou se submeter a uma cirurgia de emergência para a remoção de um coágulo no cérebro por causa da batida na cabeça que sofreu após uma queda no banheiro.

Aos 79 anos, Lula tem refletido bastante sobre a vida em suas conversas. Ao receber o ministro da Defesa, José Mucio, eles tiveram duas horas de bate papo sobre suas experiências.

Com 76 anos, Múcios queixou-se de cansaço, o que gerou especulações sobre sua saída do governo, que por sua vez detonaria uma reforma no primeiro escalão.

Continua após a publicidade

Na reunião ministerial desta sexta-feira, não falou-se em reforma ministerial.

AJUSTE FISCAL

Além de reflexões sobre a vida, Lula afirmou aos ministros que os próximos dois anos serão de entrega de resultados e que não adiantava requisitar mais recursos, porque o governo acabou de realizar um ajuste fiscal.

Imitando a voz de um ministro, Lula brincou que não adiantava vir pedir: "ô, presidente minha pasta tá precisando de dinheiro".

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

2 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Mara Lúcia Carlos Steiner

pena que foi "quase"

Denunciar

Henrique Muzy Lordelos

Mas dezembro de 24 ainda está em curso!

Denunciar