Rodrigo Ratier

Rodrigo Ratier

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Concurso de memórias eterniza uma São Paulo que está morrendo

"Sempre guardei fotos antigas e velhas recordações sobre a minha Vila Guilherme. Sou um pesquisador desse bairro onde nasci e cresci. Tenho um acervo pessoal de tudo quanto é ano, desde que o bairro foi fundado", diz Edgar Martins, mais conhecido como Vô Ed. Um dos registros mais impactantes da transformação do bairro paulistano é uma imagem aérea da Paróquia São Sebastião. Centenária, a igreja foi a primeira edificação de uso público quando do loteamento do bairro, na várzea do rio Tietê. Vista das alturas, a construção hoje aparece "engolida" pelas seis faixas da av. Joaquina Ramalho, que dão contorno à praça Stélio Machado Loureiro.

Aos 85 anos, o morador do bairro carinhosamente apelidado por ele de "pérola da zona norte" foi um dos vencedores do Memorabilia, concurso do Arquivo Histórico Municipal que seleciona textos, fotografias e ilustrações sobre as ruas de São Paulo. As produções escolhidas passam a compor o Dicionário de Ruas, plataforma que reúne informações sobre os logradouros de São Paulo.

As imagens do presente e do passado registram uma São Paulo que está morrendo. As contribuições de Vô Ed, por exemplo, lançam luz nos "sobradinhos de avós" — referência às casas com arquitetura simples e ar acolhedor hoje derrubadas às dezenas para dar lugar a prédios altos. "É um pedacinho da história da zona norte que muitas vezes não é tão conhecido".

Vista aérea dos sobrados na Vila Guilherme
Vista aérea dos sobrados na Vila Guilherme Imagem: Mateus Cerqueira

A coleção de recortes antigos registra uma curiosidade quase esquecida: um zoológico chamado Seu Agenor. "Quase ninguém sabe, mas existiu. Era uma atração aqui, um marco para a época. O Memorabilia é uma forma de preservar a nossa memória em meio a essa coisa de criar casas e prédios desordenadamente, tudo igual, que altera e apaga as nossas ruas e bairros de forma tão violenta".

Jornal Folha da Noite destaca variedade de animais do zoológico Seu Agenor, na Vila Guilherme
Jornal Folha da Noite destaca variedade de animais do zoológico Seu Agenor, na Vila Guilherme Imagem: Edgar Martins

Na mesma linha, Gabriela Almeida, coordenadora do Núcleo de Memória Urbana e organizadora do concurso, diz que a proposta do projeto é democratizar a construção de um acervo urbano por meio da participação ativa da população. "Seja com textos ou visualidades, é uma forma diferente de olhar a cidade."

"O programa também fortalece a ideia de que a luta contra o apagamento histórico não se limita a monumentos e edifícios históricos, mas também abrange o cotidiano vivido nas ruas, vielas, praças, a relação das pessoas entre si e com o espaço", afirma.

Imagem do casarão abrigou o Grupo Escolar Vila Guilherme, atualmente casa de Cultura do bairro
Imagem do casarão abrigou o Grupo Escolar Vila Guilherme, atualmente casa de Cultura do bairro Imagem: Edgar Martins
Continua após a publicidade

A verticalização é tema recorrente entre os participantes do Memorabilia. Dados do Censo de 2022 mostram que a cidade ganhou 400 mil apartamentos entre 2010 e 2022, uma transformação que tem redesenhado bairros inteiros e levado à perda de referências históricas. Embora São Paulo seja a cidade com o maior número de apartamentos do país - 1.435.984 unidades -, ela ainda conta com quase o dobro de casas, 2.764.750, que vão sendo gradualmente substituídas por novas construções, o que, para a organizadora do projeto, "não apenas altera o visual dos bairros, mas também apaga os rastros da vivência e da história local."

Comércio tradicional na esquina da rua Brigadeiro Machado, no Brás
Comércio tradicional na esquina da rua Brigadeiro Machado, no Brás Imagem: Milena Dias Pires

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.