Topo

Rogério Gentile

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Ideia de dar medalha a meu filho não foi minha, diz Bolsonaro à Justiça

15.jul.2019 - Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) sussurra no ouvido do pai, o presidente Jair Bolsonaro (PSL), durante sessão solene na Câmara - GABRIELA BILó/ESTADÃO CONTEÚDO
15.jul.2019 - Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) sussurra no ouvido do pai, o presidente Jair Bolsonaro (PSL), durante sessão solene na Câmara Imagem: GABRIELA BILó/ESTADÃO CONTEÚDO

Colunista do UOL

26/07/2021 10h08

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O presidente Jair Bolsonaro disse à Justiça que não foi sua a ideia de homenagear o filho Eduardo Bolsonaro com uma medalha, embora tenha assinado o decreto de condecoração.

Em fevereiro do ano passado, Jair Bolsonaro publicou um decreto no "Diário Oficial da União" concedendo ao filho a Ordem do Mérito da Advocacia-Geral da União, outorgada às pessoas que, de acordo com portaria que criou a homenagem, tenham prestado "notáveis serviços" à instituição "em âmbito nacional ou internacional".

Alvo de uma ação popular que o acusa de ferir a ética ao privilegiar o próprio filho, Bolsonaro disse à Justiça que apenas acatou a decisão do Conselho da Ordem da Advocacia-Geral.

Bolsonaro ressaltou na petição que a solenidade foi comandada pelo advogado-geral da União, André Mendonça, recentemente indicado por ele para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal.

Na ação, que pede a anulação da homenagem, os advogados José Belga Assis Trad e Fábio Martins Neri Brandão afirmam que o decreto é incompatível com os princípios da moralidade e da impessoalidade previstos na Constituição.

"Um pai pode ter mil razões para querer homenagear o filho. E é bom que tenha. Entretanto, a homenagem não pode ser feita com o patrimônio, material ou imaterial do poder público", afirmaram os advogados no processo. "Razões de caráter familiar jamais podem nortear a atuação do administrador público."

A medalha foi concedida a Eduardo Bolsonaro no grau Grã-Cruz, a condecoração mais importante.

Segundo a defesa, "o presidente da República não condecorou o filho: quem o fez foi o advogado-geral da União". "Não há absolutamente nada que aponte intenção de Jair Messias Bolsonaro de favorecer o filho."

O processo ainda não foi julgado.