Topo

Rogério Gentile

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

DJ que esteve no BBB é condenado por se apropriar de funk de colega

Dennis DJ  - Divulgação
Dennis DJ Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

27/04/2022 10h23

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Justiça de São Paulo condenou Dennis DJ, um dos principais DJs de funk do país, em um processo no qual ele é acusado de se apropriar de uma música feita por outro artista.

O processo foi aberto em 2021 por Wellington Azzolini, o WZ, logo depois de Dennis DJ ter feito uma participação especial no programa Big Brother Brasil, da Rede Globo. De acordo com reportagem do UOL publicada em 2020, Dennis DJ fatura cerca de R$ 4 milhões por mês

WZ disse à Justiça que compôs o funk "Swingueira" em 2018 e que, por intermédio de um produtor musical (Flavio Beatbox), o apresentou a Dennis DJ na expectativa de lançar em conjunto com o artista.

O compositor afirmou que, no entanto, "sorrateiramente", Dennis DJ e o MC Delano publicaram o funk em diversas plataformas digitais sem o seu conhecimento. De acordo com o seu relato no processo, eles apenas alteraram o nome da música para "Diferenciou".

"Eles simplesmente promoveram a interpretação da obra como se fosse deles", disse à Justiça. "Houve apropriação musical". WZ afirmou que soube por acaso do fato, quando a obra foi divulgada em novembro de 2018 no canal do YouTube "Kondzilla". O vídeo teve mais de 1,6 milhão de visualizações.

Na defesa apresentada à Justiça, Dennis DJ e MC Delano afirmaram que as obras musicais são "distintas" e que nunca se intitularam como reais autores da música, que, segundo eles, seria do produtor Flavio Beatbox.

A juíza Juliana Fernandez não aceitou a argumentação e determinou que Dennis DJ e MC Delano retifiquem os créditos da obra em todas as plataformas digitais, citando especificamente Spotify, Deezer, iTunes, Claro, Amazon e Tidal.

Além disso, eles terão de pagar ao compositor uma indenização por danos morais de R$ 10 mil, valor que ainda será acrescido de juros e correção monetária desde o início do processo.

Dennis DJ e MC Delano ainda podem recorrer.

WZ já apresentou um recurso solicitando que, além dos danos morais, a dupla pague também uma indenização por danos materiais, considerando os royalties que ele deixou de lucrar.