Topo

Rogério Gentile

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Justiça rejeita queixa-crime de fabricante de armas contra Datena

José Luiz Datena - Diego Padgurschi/UOL
José Luiz Datena Imagem: Diego Padgurschi/UOL

Colunista do UOL

08/08/2022 09h42

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Justiça paulista rejeitou a queixa-crime apresentada pela empresa Taurus, uma das maiores fabricantes de armas do mundo, contra o apresentador José Luiz Datena.

Em julho de 2021, no programa "Brasil Urgente", da Band, ao tratar de uma ocorrência em Cotia (SP) na qual um policial morrera, Datena chamou as armas da Taurus de "porcaria".

O apresentador disse que as armas "falhavam em momentos" cruciais e que a Taurus deveria ser "banida" da polícia de São Paulo. "Se a arma não falhasse, talvez o policial não tivesse morrido", afirmou.

Em documento enviado à Justiça a Taurus, empresa criada em 1939 no Rio Grande do Sul, anexou um laudo do Instituto de Criminalística segundo qual a arma do policial não havia falhado.

A fabricante queria que o apresentador fosse condenado por crime de difamação, cuja pena é de 3 meses a um ano de detenção. "Ele teve a clara intenção de macular a honra da empresa, sem apresentar qualquer tipo de comprovação", declarou a Taurus no processo.

Em audiência realizada em 9 de junho deste ano, Datena afirmou que não teve a intenção de manchar a honra da Taurus e que apenas noticiou um fato com base em informações prestadas pela própria Polícia Civil. De acordo com o apresentador, a polícia havia dito que a arma falhara.

A juíza Aparecida Angélica Correia rejeitou a queixa-crime argumentando "não conseguir vislumbrar indícios" de que Datena tenha cometido crime. Para a magistrada, não ficou demonstrado que o apresentador teve a intenção de difamar a empresa.

A Taurus ainda pode recorrer.