Dennis DJ é condenado em segunda instância por copiar funk de colega
O Tribunal de Justiça de São Paulo ampliou a condenação de Dennis DJ, um dos principais DJs de funk do país, acusado de copiar uma música de um colega, alterando apenas o nome.
O músico Wellington Azollini, o WZ, disse à Justiça ter composto o funk "Swingueira" e que o apresentou a Dennis por intermédio do produtor musical Flávio Beatbox. Ele afirmou que tinha a expectativa de lançar a música em parceria com o artista.
No processo aberto na Justiça, o músico afirmou que "sorrateiramente" Dennis e o MC Delano, também condenado, publicaram o funk em diversas plataformas digitais, mudando o nome da música para "Diferenciou".
"Jamais houve qualquer compensação financeira pela criação da obra e pelo uso não autorizado", afirmaram à Justiça os advogados Diogo Coletta e Henrique Rodrigues e Silva, que representam WZ.
O vídeo teve mais de 1,6 milhão de visualizações.
Dennis e MC Delano disseram à Justiça que as músicas são distintas e que nunca se intitularam como seus reais autores —a autoria, segundo eles, seria do produtor Flávio Beatbox.
Afirmaram que não praticaram nenhum ato ilícito.
O processo foi aberto em 2021, logo depois de Dennis DJ ter feito uma participação especial no programa Big Brother Brasil, da Rede Globo.
Dennis e Delano foram condenados em primeira instância. Eles recorreram, mas foram derrotados também em segunda instância no Tribunal de Justiça de São Paulo, que ampliou a condenação em decisão do dia 18 de julho.
Além da indenização de R$ 10 mil por danos morais, o TJ determinou também o pagamento de uma reparação por danos materiais, valor que será definido em uma perícia com base nos lucros obtidos pela dupla.
Eles ainda podem recorrer.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.