Rogério Gentile

Rogério Gentile

Siga nas redes
Reportagem

Dennis DJ é condenado em segunda instância por copiar funk de colega

O Tribunal de Justiça de São Paulo ampliou a condenação de Dennis DJ, um dos principais DJs de funk do país, acusado de copiar uma música de um colega, alterando apenas o nome.

O músico Wellington Azollini, o WZ, disse à Justiça ter composto o funk "Swingueira" e que o apresentou a Dennis por intermédio do produtor musical Flávio Beatbox. Ele afirmou que tinha a expectativa de lançar a música em parceria com o artista.

No processo aberto na Justiça, o músico afirmou que "sorrateiramente" Dennis e o MC Delano, também condenado, publicaram o funk em diversas plataformas digitais, mudando o nome da música para "Diferenciou".

"Jamais houve qualquer compensação financeira pela criação da obra e pelo uso não autorizado", afirmaram à Justiça os advogados Diogo Coletta e Henrique Rodrigues e Silva, que representam WZ.

O vídeo teve mais de 1,6 milhão de visualizações.

Dennis e MC Delano disseram à Justiça que as músicas são distintas e que nunca se intitularam como seus reais autores —a autoria, segundo eles, seria do produtor Flávio Beatbox.

Afirmaram que não praticaram nenhum ato ilícito.

O processo foi aberto em 2021, logo depois de Dennis DJ ter feito uma participação especial no programa Big Brother Brasil, da Rede Globo.

Dennis e Delano foram condenados em primeira instância. Eles recorreram, mas foram derrotados também em segunda instância no Tribunal de Justiça de São Paulo, que ampliou a condenação em decisão do dia 18 de julho.

Continua após a publicidade

Além da indenização de R$ 10 mil por danos morais, o TJ determinou também o pagamento de uma reparação por danos materiais, valor que será definido em uma perícia com base nos lucros obtidos pela dupla.

Eles ainda podem recorrer.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.