Rogério Gentile

Rogério Gentile

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Justiça manda Maluf pagar multa de R$ 2,9 milhões em ação por improbidade

A Justiça paulista determinou que o ex-prefeito Paulo Maluf pague uma multa de cerca de R$ 2,9 milhões em uma ação na qual ele foi condenado por improbidade administrativa.

A ordem de pagamento foi dada pelo juiz José Eduardo Rocha no último dia 16 de março e se refere a atos de 28 anos atrás, em 1996.

Maluf estava em seu último ano de mandato como prefeito de São Paulo e havia lançado Celso Pitta para a sua sucessão.

Em meio à campanha eleitoral, ele autorizou a abertura de créditos no Orçamento, alegando que a arrecadação com impostos seria maior do que a planejada, a fim de justificar mais gastos em obras. Ao final do ano, no entanto, a arrecadação foi inferior do que a planejada no Orçamento.

O Ministério Público processou Maluf dizendo que a administração municipal sabia que não haveria o tal excesso de arrecadação e abriu os créditos ilegalmente, causando um grande desequilíbrio nas contas públicas.

"Gastou dinheiro que não possuía", afirmou o Ministério Público na ação. "Em consequência, criou uma dívida com efeito de uma bola de neve."

O que disse Maluf?

O ex-prefeito se defendeu na ação dizendo que não violou a lei e que a abertura de créditos suplementares no Orçamento foi feita com base nas estimativas dos técnicos.

Declarou também que os gastos da sua administração foram aprovados pelo Tribunal de Contas do Município.

Continua após a publicidade

A Justiça não aceitou a argumentação e condenou o ex-prefeito a pagar a multa. Ele não pode mais recorrer em relação ao mérito, pois o processo transitou em julgado em 2021.

Desde então, a prefeitura tenta receber o pagamento.

Maluf disse à Justiça não ter como pagar o valor em dinheiro. O ex-prefeito ofereceu à penhora um imóvel de 36.300 metros quadrados que ele possui em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo. A prefeitura paulistana rejeitou a proposta.

O juiz deu 15 dias para que o ex-prefeito realize o pagamento.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes