Topo

Tales Faria

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

MDB deve ficar com três pastas: Planejamento, Transportes e Cidades

Lula se encontrou com Renan Calheiros e Renan Filho para debater apoio do MDB                              - Ricardo Stukert/Divulgação
Lula se encontrou com Renan Calheiros e Renan Filho para debater apoio do MDB Imagem: Ricardo Stukert/Divulgação

Colunista do UOL

27/12/2022 12h42Atualizada em 27/12/2022 12h47

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O presidente diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva, sinalizou para o MDB que o partido deve ficar com o comando de três ministérios em seu governo. Além da senadora Simone Tebet (MS), no Planejamento, os emedebistas indicarão os ministros dos Transportes e das Cidades.

Deverá caber aos senadores a indicação do ministro dos Transportes e, aos deputados, a pasta das Cidades. O nome mais cotado no Senado é o do filho do senador Renan Calheiros (AL), o ex-governador de Alagoas Renan Filho.

Pela Câmara, caberá ao governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), a indicação. Ele elegeu a maior bancada estadual pelo partido. O nome da preferência entre os deputados é o do colega paraense José Priante, mas ele disputa com o irmão do governador, Jader Filho.

O MDB ganha três pastas graças ao fato de Lula considerar Tebet como indicação pessoal sua, por seu trabalho no segundo turno da eleição. Depois de derrotada no primeiro turno, Tebet entrou de corpo e alma na campanha de Lula.

Lula pena em dar às bancadas ao MDB, ao União Brasil e ao PSD, o direito de cada partido indicar um deputado e um senador.