Lula pede a Itamaraty plano com Justiça contra tráfico nas fronteiras
Em meio a uma explosiva crise de segurança no Equador, o presidente Lula se encontrou hoje (10) pela manhã com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para pedir um plano regional, elaborado em conjunto com o Ministério da Justiça, contra o tráfico nas fronteiras.
Há uma grande preocupação do governo brasileiro. O Lula, uma das primeiras coisas que ele vai pedir ao novo ministro da Justiça é um plano junto com os países da região de combate ao narcotráfico —transfronteira—, porque esse é um problema que na América do Sul se tornou gravíssimo.
Hoje o Lula teve uma reunião com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, de manhã. Era pra discutir questões do Japão, do G20, mas também falou-se sobre essa situação no Equador.
Se você pegar o mapa da América do Sul, você só tem Uruguai, Argentina e Chile, no Conesul, que estão numa situação menos pior. Agora, você pega Paraguai, vai subindo, Bolívia, Brasil, Equador, Venezuela, a situação é desesperadora já do domínio do narcotráfico nesses lugares [...] Vai ter que haver, também com a posse do novo ministro da Justiça, um concerto com a polícia federal, o Ministério das Relações Exteriores, pra tentar haver um ataque ao narcotráfico aqui no Brasil.
Tales Faria, colunista do UOL
O plano será portanto, a primeira grande missão do ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski, nome mais cotado para assumir o Ministério da Justiça no lugar de Flávio Dino.
Há uma grande preocupação do governo brasileiro. Uma das primeiras coisas que ele vai pedir ao novo ministro da Justiça é um plano de combate ao narcotráfico, junto a outros países da região. Esse é um problema gravíssimo na América do Sul. Há uma situação regional explosiva. É preciso um concerto dos países para evitar que tudo seja dominado pelo narcotráfico.
Tales Faria, colunista do UOL
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.