Conteúdo publicado há 10 meses
Tales Faria

Tales Faria

Siga nas redes
Opinião

PF espera menos do material de Ramagem e Carluxo do que de seus contatos

O colunista do UOL Tales Faria afirmou durante o programa Análise da Notícia que a Polícia Federal tem mais esperanças de encontrar indícios de espionagem na Abin com pessoas ligadas a Carlos Bolsonaro e Alexandre Ramagem, do que propriamente nos materiais apreendidos com os dois.

A expectativa da Polícia Federal é que venham melhores informações do material apreendido com interlocutores de Carlos Bolsonaro e Alexandre Ramagem. Por exemplo, a Polícia Federal encontrou 10 celulares, três computadores, uma arma e um HD externo na casa de Giancarlo Gomes Rodrigues, um dos alvos da operação contra Carlos Bolsonaro. Tales Faria.

Na última quinta-feira (25) a PF apreendeu aparelhos ligados à Abin (Agência Brasileira de Inteligência) em endereços ligados ao deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), e ontem (29) apreendeu o celular do vereador carioca Carlos Bolsonaro (Republicanos).

A avaliação da Polícia Federal, entretanto, é de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já havia recebido informações de que iriam acontecer operações de buscas e apreensões contra seu filho.

Em uma primeira avaliação, pareceu pelo material apreendido de Carlos Bolsonaro e do ex-diretor geral da Abin, que ambos já estavam preparados. (...) na casa de Angra, quando a PF entrou, já não havia grandes coisas. A impressão que os policiais têm é de que também no gabinete do vereador no Rio de Janeiro e em sua casa, o ambiente já estava preparado contra surpresas. Tales Faria

Diante do suposto vazamento da informação sobre as operações, a Polícia Federal acredita que interlocutores de Carlos Bolsonaro e Ramagem podem ser peças chave nas investigações.

Há mais esperança de que no computador apreendido na casa do Giancarlo tenha mais coisas do que no que o Ramagem ou Carlos tinham com eles. Outros policiais e servidores ligados aos dois também sofreram busca e apreensão nas duas operações e o material apreendido está sendo estudado. Aí residem as maiores esperanças. Tales Faria

O suposto vazamento, inclusive, fez com que Bolsonaro convocasse seus seguidores para acompanharem sua live no domingo (28), e também causou uma preocupação no governo com provável conflito entre Polícia Federal e Abin.

Esse possível vazamento serve para alimentar a briga entre PF e Abin dentro do governo. A PF lançou suspeitas sobre Alessandro Moretti, o segundo homem da Abin, abaixo apenas do diretor-geral , Luiz Fernando Corrêa. Moretti foi secretário-executivo do ex-ministro de Bolsonaro, Anderson Torres, quando este comandava a Secretaria de Segurança do Distrito Federal e também assessorou Ramagem na Abin. Tales Faria

Continua após a publicidade

***

O Análise da Notícia vai ao ar às terças e quartas, às 13h e às 14h30.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja abaixo o programa na íntegra:

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL