Foto publicada há 6 anos é postada como se fosse de ato pró-voto impresso
Uma foto da praia de Copacabana, no Rio, publicada em 2015 está sendo compartilhada por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Facebook como se fosse de um dos atos a favor do voto impresso realizados ontem (1º).
Um dos posts com a informação falsa — compartilhado pelo menos 7.500 vezes — diz "Copacabana/01/08/2021" (veja aqui o post). No entanto, o UOL Confere encontrou registros de compartilhamento da mesma foto em 16 de agosto de 2015 (veja aqui, aqui e aqui). Naquela data, Copacabana foi um dos locais que receberam protestos a favor do impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT).
A reportagem não conseguiu confirmar nem a data exata da foto, nem sua autoria. É possível que a imagem seja ainda mais antiga, mais precisamente dos protestos contra Dilma feitos em 15 de março de 2015. As pequenas piscinas que aparecem na beira do mar na foto checada são parecidas com as registradas em fotos das manifestações daquele dia, como é possível ver nestes links do El País e do G1.
Ontem, defensores do voto impresso realizaram protestos em pelo menos 23 capitais, além de cidades do interior. Bolsonaro é favorável à medida e tem tratado sua adoção como garantia de lisura nas eleições de 2022 — apesar de nunca ter havido registro de fraude desde que o voto eletrônico passou a ser utilizado.
Bolsonaro tem reforçado acusações infundadas de irregularidades do voto eletrônico nos últimos meses, em paralelo a um dos momentos mais delicados de seu mandato — a CPI da Covid avança desde abril, a reprovação bate recordes e pesquisas de intenção de voto têm mostrado larga vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.