É falso que Bolsonaro investe na Globo para emissora falar mal de Lula
É falso que o presidente Jair Bolsonaro (PL) esteja investindo na Globo para que a emissora fale mal do pré-candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Uma postagem em um grupo público no Facebook do dia 6 de julho afirma que Bolsonaro está injetando milhões para a emissora falar mal de Lula e tentar a reeleição.
É verdade que o governo do presidente está gastando com publicidade na emissora, mas não que esteja pagando para falar mal de Lula. Houve aumento de 75% — R$ 11,4 milhões — no gasto do governo com publicidade na Globo de janeiro a junho deste ano, em comparação com o mesmo período de 2021. No ano passado, foram R$ 6,5 milhões. Os dados são da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência), órgão responsável pelas contratações na área de publicidade e propaganda do governo.
Levantamento do UOL mostra que o pré-candidato à reeleição tem utilizado o espaço institucional na mídia para divulgar obras e programas realizados nos últimos quatro anos. A prioridade é mostrar os feitos da gestão e ajudar a inflar a popularidade do presidente na TV.
Em 2021, 46 inserções publicitárias na Globo foram categorizadas como de "utilidade pública" e apenas dez para materiais institucionais. Houve uma grande mudança neste ano. De 1º de janeiro a 21 de junho, são 72 campanhas institucionais na maior emissora do país e apenas duas, de "utilidade pública". A Secom não respondeu ao UOL sobre os gastos com publicidade da pasta.
Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.