Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso que ONU decidiu representante da Terra para contato com alienígenas

04.ago.2022 - É falso que a ONU realizou reunião e decidiu qual país representaria a Terra em eventual contato com criaturas alienígenas - Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook
04.ago.2022 - É falso que a ONU realizou reunião e decidiu qual país representaria a Terra em eventual contato com criaturas alienígenas Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook

Abinoan Santiago

Colaboração para o UOL, em Florianópolis

04/08/2022 11h12

Um vídeo circula nas redes sociais com a informação falsa de que a ONU (Organizações das Nações Unidas) realizou uma reunião em que ficou decidido qual país representaria o planeta Terra em um eventual contato com criaturas alienígenas. Não existe qualquer registro público documentado desse tipo de decisão e a própria ONU desmentiu o caso em 2010.

A afirmação de que o encontro teria acontecido é de um padre da Igreja Anglicana em um podcast de 20 de janeiro de 2022.

Na publicação que viralizou nas redes sociais, um trecho da entrevista fala sobre esse suposto contato com vidas alienígenas, encabeçado pela ONU. A postagem, de 8 de julho, conta com mais de 2,1 mil curtidas e 566 comentários no Facebook.

"Isso [contato com vidas alienígenas] já está sendo programado, milimetricamente documentado. Não por acaso, anos atrás, a ONU organizou uma grande reunião, onde se ficou definido qual país que seria o organismo que representaria o planeta Terra. Organização documentada pela ONU. Não por acaso, povos e nações estão organizando estatais para acolhidas e boas vindas de forças interplanetárias, a começar pela França. Por que, senhores, que neste momento a Nasa escalou 24 teólogos do mundo inteiro encabeçados por um padre inglês para discutir?", afirmou o reverendo.

Ao UOL Confere, o escritório da ONU no Brasil afirmou que a organização "não representa o planeta Terra e sim um conjunto de nações que trabalham juntas e de forma voluntária por objetivos conjuntos, atualmente reunidos em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", o que não contempla possíveis contatos com extraterrestres.

A reunião com esse objetivo citada pelo reverendo também foi desmentida pela própria ONU, em 14 de outubro de 2010. Na ocasião, Mazlan Othman, diretora do Escritório de Assuntos do Espaço Exterior da ONU, informou que não foi nomeada para representar a Terra em contato com alienígenas, desmentindo uma matéria da época, do jornal inglês Sunday Times.

Em 2010, a informação surgiu após a representante da ONU participar de um encontro com especialistas em assuntos espaciais em Londres, mas a temática sobre vida extraterrestre, segundo ela, não estava na pauta.

Além disso, também é falsa a afirmação do reverendo de que "neste momento a Nasa escalou 24 teólogos" para discutir o tema. O que aconteceu foi um financiamento ao Centro de Investigação Teológica dos Estados Unidos para "avaliar implicações sociais para esforços astrobiológicos e de busca de vida da Nasa".

O projeto aconteceu entre 2015 e 2017 e não teve qualquer interferência da Nasa sobre a escolha de teólogos, selecionados de maneira independente, e sem vínculo com a agência espacial norte-americana.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.