JN: Ciro erra ao citar Fortaleza e indústria e acerta sobre fome e pandemia
Segundo presidenciável entrevistado pelo Jornal Nacional esta semana, Ciro Gomes (PDT) errou ao citar dados sobre Fortaleza e sobre a fatia do PIB (Produto Interno Bruto) produzida pela indústria. O candidato acertou ao citar números da fome e da pandemia no país na sabatina transmitida ao vivo nesta terça-feira (23).
Catástrofes naturais
"Fortaleza não tem mais [áreas de risco]"
Falso. Ao responder a uma pergunta sobre "emergências climáticas, catástrofes naturais e enchentes", Ciro errou ao citar a capital do Ceará, estado que governou de 1991 a 1994.
De acordo com a Defesa Civil de Fortaleza, há 89 áreas de risco habitadas por 21.345 famílias na cidade.
PIB
"O Brasil tinha 34% da sua riqueza tirada da indústria (...) Hoje está com menos de 10%"
Falso. O pico das riquezas geradas pela indústria total aconteceu em 1985, quando representou 48% do PIB do país, segundo relatório da CNI (Confederação Nacional da Indústria) com base em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geogradia e Estatística). Desde 1987, porém, a participação do setor vem caindo, com um pico de 41,6% em 1993 e queda acentuada desde 1995 - quando chegou a 27%. Em 2021, a indústria representou 22,2% do PIB. Se considerada apenas a indústria de transformação, houve um pico de 35,9% em 1985; em 2021, a participação do setor no PIB ficou em 11,3%.
Fome
"33 milhões de pessoas estão com fome"
Verdadeiro. De acordo com a segunda edição do Inquérito Nacional Sobre Segurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19 no Brasil, feita pela Rede Penssan (Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional) e divulgada em junho deste ano, há 125 milhões de pessoas em insegurança alimentar (em grau leve, moderado ou grave) no Brasil e mais de 33 milhões em situação de fome (insegurança alimentar grave).
Pandemia
"O Brasil tem 3% da população do mundo e no Brasil morreram 11 de cada 100 pessoas que morreram na pandemia no mundo"
Verdadeiro. Os valores citados pelo candidato estão arrendondados. De acordo com projeção do IBGE, a população brasileira é de aproximadamente 215 milhões de pessoas. Segundo o relatório "World Population Prospects'' da Organização das Nações Unidas, a população mundial deve chegar a 8 bilhões de pessoas em novembro de 2022. A população brasileira corresponde a aproximadamente 2,69% desse total.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, até o dia 23 de agosto de 2022, foram reportadas 682.549 mortes por covid-19 no Brasil de um total de 6.451.016 mortes pela doença no mundo, o que representa 10,58% dos óbitos —como o número refere-se a pessoas, consideramos 11 a cada 100.
Concentração de renda
"O privilégio que faz com que o Brasil tenha cinco pessoas acumulando a renda de cem milhões de nacionais brasileiros mais pobres de classe média é responsabilidade de pessoas e de grupos"
Impreciso. O candidato errou por pouco. Os dados a que Ciro Gomes se refere são da pesquisa "A distância que nos une", lançada pela Oxfam Brasil em 2017. Segundo o relatório, seis brasileiros detêm uma riqueza equivalente ao patrimônio dos 100 milhões mais pobres do país; os 5% mais ricos têm a mesma fatia de renda dos demais 95%. O relatório foi elaborado com base em levantamentos sobre bilionários da revista Forbes e dados sobre a riqueza no mundo de relatório produzido pelo banco Credit Suisse.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.