Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Erro na identificação não impediu eleitora de votar em Manaus (AM)

04.out.2022 - Vídeo da confusão começou a ser compartilhado nas redes antes do esclarecimento do caso neste domingo (2) - Arte/UOL sobre Reprodução Facebook
04.out.2022 - Vídeo da confusão começou a ser compartilhado nas redes antes do esclarecimento do caso neste domingo (2) Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução Facebook

Do UOL, em São Paulo

04/10/2022 13h52

É distorcida a alegação de que foi constatada fraude na votação em uma seção eleitoral de Manaus (AM) e que uma pessoa votou no lugar da outra. O que aconteceu foi uma confusão por um erro na identificação. A eleitora que apontou a falha conseguiu votar em seguida.

O que dizem as publicações? Postagens sobre o caso circulam nas redes sociais acompanhadas de legendas que alegam fraude. Uma delas diz: "eleitor foi votar, não conseguiu porque o TSE programou (sic). Outra pessoa votou no lugar dessa eleitora".

Outra diz que "começou o roubo em Manaus. O voto já estava computado. Cadê o Bolsonaro? Cadê o Exército brasileiro? Não deixem roubarem a eleição". Outro post alega que "tem muita gente reclamando que não conseguiu votar, já tinham usado seus títulos. Teve fraude". No entanto, não houve fraude. Foi constatado um erro na seção, a eleitora conseguiu votar e fez um vídeo de agradecimento.

As postagens mostram apenas o primeiro vídeo gravado no local de votação, em que a eleitora aparece dizendo que "alguém votou no meu lugar, inclusive a digital não confirma que é minha. Exijo que pare essa seção, que recomece e eu vote". A eleitora aparece acompanhada de uma mulher que se identifica como delegada do PL, e diz que acionaria a Polícia Federal: "Ninguém mais vota até que a Polícia Federal resolva esse problema. O vídeo termina com um homem dizendo "sim, foi constatado fraude nas eleições 2022 em Manaus". O vídeo começou a ser compartilhado antes que a situação fosse esclarecida neste domingo (2).

O que realmente aconteceu? O erro aconteceu na Universidade Uninorte, seção 844, em Manaus (AM). De acordo com o TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas), a chefe do cartório e o juiz eleitoral constataram que uma pessoa analfabeta carimbou por engano a digital na linha de assinatura da eleitora, que não teve o nome divulgado.

Servidores da equipe do cartório eleitoral entraram em contato com a eleitora e foram buscá-la em casa para que ela votasse.

Em um segundo vídeo gravado no mesmo local de votação, após conseguir votar, a eleitora agradece a Justiça Eleitoral. Este vídeo não aparece nas publicações que viralizaram nas redes.

No segundo vídeo, a eleitora afirma:

eleitora de confusão do amazonas - Reprodução TRE-AM - Reprodução TRE-AM
Eleitora foi buscada em casa após a confusão, conseguiu votar e agradeceu em vídeo; na foto, ela posa com servidores da Justiça Eleitoral do AM
Imagem: Reprodução TRE-AM

"Consegui votar e quero, em primeira mão, agradecer a responsabilidade, o compromisso e a transparência do TSE. Eles averiguaram minha situação, se disponibilizaram, me trouxeram da minha residência e eu já votei. Muito obrigado ao TSE. Obrigada mesmo".

Leia outras checagens sobre o dia da eleição:

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.