Erro na identificação não impediu eleitora de votar em Manaus (AM)
É distorcida a alegação de que foi constatada fraude na votação em uma seção eleitoral de Manaus (AM) e que uma pessoa votou no lugar da outra. O que aconteceu foi uma confusão por um erro na identificação. A eleitora que apontou a falha conseguiu votar em seguida.
O que dizem as publicações? Postagens sobre o caso circulam nas redes sociais acompanhadas de legendas que alegam fraude. Uma delas diz: "eleitor foi votar, não conseguiu porque o TSE programou (sic). Outra pessoa votou no lugar dessa eleitora".
Outra diz que "começou o roubo em Manaus. O voto já estava computado. Cadê o Bolsonaro? Cadê o Exército brasileiro? Não deixem roubarem a eleição". Outro post alega que "tem muita gente reclamando que não conseguiu votar, já tinham usado seus títulos. Teve fraude". No entanto, não houve fraude. Foi constatado um erro na seção, a eleitora conseguiu votar e fez um vídeo de agradecimento.
As postagens mostram apenas o primeiro vídeo gravado no local de votação, em que a eleitora aparece dizendo que "alguém votou no meu lugar, inclusive a digital não confirma que é minha. Exijo que pare essa seção, que recomece e eu vote". A eleitora aparece acompanhada de uma mulher que se identifica como delegada do PL, e diz que acionaria a Polícia Federal: "Ninguém mais vota até que a Polícia Federal resolva esse problema. O vídeo termina com um homem dizendo "sim, foi constatado fraude nas eleições 2022 em Manaus". O vídeo começou a ser compartilhado antes que a situação fosse esclarecida neste domingo (2).
O que realmente aconteceu? O erro aconteceu na Universidade Uninorte, seção 844, em Manaus (AM). De acordo com o TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas), a chefe do cartório e o juiz eleitoral constataram que uma pessoa analfabeta carimbou por engano a digital na linha de assinatura da eleitora, que não teve o nome divulgado.
Servidores da equipe do cartório eleitoral entraram em contato com a eleitora e foram buscá-la em casa para que ela votasse.
Em um segundo vídeo gravado no mesmo local de votação, após conseguir votar, a eleitora agradece a Justiça Eleitoral. Este vídeo não aparece nas publicações que viralizaram nas redes.
No segundo vídeo, a eleitora afirma:
"Consegui votar e quero, em primeira mão, agradecer a responsabilidade, o compromisso e a transparência do TSE. Eles averiguaram minha situação, se disponibilizaram, me trouxeram da minha residência e eu já votei. Muito obrigado ao TSE. Obrigada mesmo".
Leia outras checagens sobre o dia da eleição:
Urna trava e eleitor se recusa a votar após substituição em Petrópolis (RJ)
É falso que nº de votos em Lula superou o de habitantes em Barreiras (BA)
É falso que vídeo mostre briga no Senado entre membros da campanha do PT
Transporte de urna eletrônica em Campo Grande (MS) não foi irregular
Entrega de urnas por táxi em escola do Rio não foi irregular
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.