Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Posts resgatam notícia falsa de que estatuto do PT prevê confisco de bens

05.out.2022 - É falso que estatuto do PT prevê confisco de bens - Reprodução/Instagram
05.out.2022 - É falso que estatuto do PT prevê confisco de bens Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL e colaboração para o UOL

05/10/2022 15h31

É falso que o estatuto do PT prevê o confisco de bens como valores em poupança, previdência privada, imóveis ou qualquer outro tipo de investimento.

Postagens que circulam nas redes sociais usam parte de uma reportagem da CNN Brasil do dia 1º de fevereiro deste ano. A matéria fala sobre uma "quarentena fiscal" estudada pelo partido e associam, de forma errada, a confisco de bens. A publicação já foi checada por UOL Confere em junho deste ano.

O que diz a postagem? A postagem faz um "alerta" de que "o ladrão quer confiscar o nosso dinheiro", em referência ao candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em seguida, a postagem faz a seguinte afirmação:

"Quem tem dinheiro no banco, na poupança, na previdência privada, nos investimentos, nos imóveis, nas empresas, nos negócios e nas aplicações em geral é melhor ficar de olho! Isso tudo está no estatuto do PT. Lula vai tomar o seu dinheiro. Parabéns CNN, por divulgar".

Abaixo do texto é colocado um trecho de um vídeo no qual Monalisa Perrone fala durante o programa Expresso CNN:

"Gente muito próxima ao ex-presidente Lula está defendendo uma quarentena fiscal caso, claro, ele vença as eleições", diz a apresentadora.

Confisco de bens não é tema de reportagem. A matéria, no entanto, não fala sobre confisco de bens. Também não há menção sobre a possibilidade de qualquer tipo de confisco no estatuto do PT, que pode ser consultado no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e também no portal do próprio partido.

A reportagem fala sobre um documento interno no qual é elencada uma série de propostas do partido para a economia, caso Lula vença a disputa presidencial deste ano.

A "quarentena fiscal" proposta no documento assinado por José Genoíno e Rui Falcão é, na verdade, uma "suspensão temporária de regras fiscais". De acordo com a CNN, isso significa que, na prática, em um possível governo petista, a medida serviria para romper regras fiscais e "utilizar o orçamento livre de amarras".

Segundo o texto obtido pela emissora, o partido fala em "corrigir imediatamente o orçamento herdado do governo anterior", recuperar a capacidade de investimento do BNDES, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, e das empresas estatais, além de "tomar as medidas necessárias para cobrar imposto emergencial sobre grandes fortunas, lucros e dividendos".

Entre as propostas também estão a retomada do Bolsa Família e do programa Mais Médicos, destaca a emissora.

Repercussão. Uma das postagens já tinha mais de 4 mil curtidas até a tarde desta quarta-feira (5).

Este conteúdo também já foi checado pelo Estado de S. Paulo, Yahoo e Boatos.org.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.