Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso que virada de Lula foi 'ditada por algoritmo', como diz post

5.out.2022 - Apuração não foi "ditada por algoritmo" no primeiro turno entre Lula e Bolsonaro, como diz post - Arte/UOL sobre Reprodução/Instagram
5.out.2022 - Apuração não foi "ditada por algoritmo" no primeiro turno entre Lula e Bolsonaro, como diz post Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

05/10/2022 16h24Atualizada em 05/10/2022 17h10

É falso que a apuração das urnas eletrônicas tenha sido "ditada por algoritmo", como afirma publicação que viralizou nas redes sociais. A postagem afirma que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subia 1 p.p. (ponto percentual) a cada 0,5 p.p. que o presidente Jair Bolsonaro (PL) caía. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) desmentiu a informação: a totalização dos votos é feita à medida que os dados são recebidos.

O que diz o post? "Galera, 75% das urnas apuradas e eu recebi isso daqui de um matemático aqui de Minas Gerais. O Lula sobe 1% a cada 0,5% que Jair Bolsonaro cai. Tá sendo matemático, pode acompanhar que está sendo matemático. Isso costuma ser um algoritmo ditando como que funciona, porque é muita coincidência. Do nada o Bolsonaro sai nas ruas e arrasta multidão, Lula não saiu nenhuma vez nas ruas. Lula não conseguiu sair nas ruas e agora no finalzinho das eleições deu uma travada no nordeste, não estava conseguindo apurar no nordeste, e agora está matemática: a cada 1% que cai um, 0,5% sobe o outro, entendeu? (o autor do post erra na segunda menção) Tá fazendo essa inversão, e na conta desse matemático aqui, vai chegar o Lula no final com 49% e o Bolsonaro vai ficar com 44%, se esse algoritmo continuar funcionando desse jeito."

O que diz o TSE? A Corte informa que a alegação é falsa e que a totalização é feita à medida que os dados chegam ao tribunal.

Sendo assim, é falso alegar que a diferenciação de votos entre os candidatos que disputam a presidência foi ditada por algoritmo, como afirma a publicação.

Lula foi às ruas durante a campanha. Diferente do que diz a publicação desinformativa, o candidato petista foi sim às ruas. O próprio UOL Notícias reportou algumas de suas saídas.

Em julho, Lula estreou sua ida às ruas durante as festas de independência da Bahia. Após a apuração dos votos no domingo (2) o candidato também fez caminhada.

A saída à Avenida Paulista, em São Paulo, foi a última de várias no primeiro turno por parte do candidato do PT.

Outras passeatas não foram noticiadas pelo UOL, como foi o caso de Fortaleza (CE).

Viralização. A desinformação compartilhada no Instagram da atriz e ex-secretária de Cultura Regina Duarte teve 923 mil visualizações em menos de 24 horas.

O UOL Confere considera como falso os conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.