É falso que Sergio Moro propôs fim do IPVA
É falso que o senador Sergio Moro (União-PR) propôs o fim da cobrança do IPVA. A desinformação circula desde 2019 e já foi desmentida pelo UOL Confere na época, quando Moro era ministro da Justiça (leia aqui).
O que diz a desinformação? Uma imagem com a foto do senador Sergio Moro reproduz o seguinte texto: "Vamos fazer viralizar esta ótima notícia, fim do IPVA. Parabéns Sérgio Moro. FORA IPVA. Veículo é considerado bem de consumo e o IPVA deveria ser cobrado uma só vez, e não todo ano. Outra, se o governo privatizou as rodovias e já pagamos pedágio, o IPVA tornou-se uma bi-tributação e isso é ilegal!!! Você é a favor da extinção do IPVA?".
O IPVA é um imposto cobrado pelos Estados e pelo Distrito Federal, e esta competência está prevista no artigo 155 da Constituição Federal (veja aqui). Para alterá-lo, seria necessário uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional).
É possível verificar na página do Senado Federal que Sergio Moro não apresentou proposições relacionadas à cobrança do IPVA (veja aqui). Em entrevista à TV Senado no dia 3 de fevereiro de 2023, em que falou sobre suas pautas prioritárias como parlamentar, o senador também não citou propostas relacionadas a este tema (veja aqui). Procurada, a assessoria de comunicação de Moro também desmentiu a informação falsa.
Esse conteúdo também foi checado por Lupa.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.