É falso que enfermeira disse que Lula não recebeu dose contra covid
É falso que uma enfermeira tenha dito para o presidente Lula que ele não recebeu a dose da vacina bivalente contra covid-19, ao contrário do que afirmam publicações que circulam nas redes sociais. A profissional de saúde, na verdade, chamou o presidente para receber o cartão de vacinação, que comprova a imunização.
Quem aplicou a vacina no presidente foi o vice, Geraldo Alckmin, que é médico, no lançamento do Movimento Nacional pela Vacinação na última segunda-feira (27).
O que dizem as publicações falsas? Uma postagem no Instagram usa o trecho de um vídeo sobreposto pelo texto: "Enfermeira entregou foi teatro. Foi tudo teatro. FARÇA (sic) MONTADA!!! APLICOU PLASCEBO (sic)". Uma legenda falsa supostamente indica a fala da técnica de enfermagem: "Vou falar !! Receba o Cartão de Vacina, mas você não foi vacinado não !!!"
A transmissão ao vivo do evento mostra o momento em que a técnica de enfermagem e conselheira de saúde Fátima Lúcia Rôla, se aproxima de Lula para entregar o comprovante de vacinação e afirma:
Receba o cartão de vacina, senão o senhor não foi vacinado, não".
O UOL Confereassistiu ao vídeo em velocidade reduzida para fazer a checagem.
Em seguida, o documento é entregue ao presidente, que posa para foto. Assista a partir de 11 minutos e 25 segundos:
Em nota, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal desmentiu a versão e afirmou que nenhuma servidora disse que o presidente não recebeu o imunizante.
Este conteúdo também foi checado por Aos Fatos.
Uma outra desinformação sobre a vacinação do presidente Lula que circulou nas redes sociais afirmava que a imunização contra covid-19 foi forjada e que a seringa estava vazia. A informação é falsa e também foi desmentida pelo UOL Confere (leia aqui).
Sugestões de checagem podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.