Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso que enfermeira disse que Lula não recebeu dose contra covid

02.mar.2023 - Ao contrário do que dizem publicações falsas, técnica de enfermagem se aproxima do presidente Lula para entregar o comprovante de vacinação e diz: "Receba o cartão de vacina, senão o senhor não foi vacinado, não".   - Arte/UOL Confere sobre Reprodução/Instagram
02.mar.2023 - Ao contrário do que dizem publicações falsas, técnica de enfermagem se aproxima do presidente Lula para entregar o comprovante de vacinação e diz: "Receba o cartão de vacina, senão o senhor não foi vacinado, não". Imagem: Arte/UOL Confere sobre Reprodução/Instagram

Milka Moura

Colaboração para o UOL, de Natal

02/03/2023 20h25

É falso que uma enfermeira tenha dito para o presidente Lula que ele não recebeu a dose da vacina bivalente contra covid-19, ao contrário do que afirmam publicações que circulam nas redes sociais. A profissional de saúde, na verdade, chamou o presidente para receber o cartão de vacinação, que comprova a imunização.

Quem aplicou a vacina no presidente foi o vice, Geraldo Alckmin, que é médico, no lançamento do Movimento Nacional pela Vacinação na última segunda-feira (27).

O que dizem as publicações falsas? Uma postagem no Instagram usa o trecho de um vídeo sobreposto pelo texto: "Enfermeira entregou foi teatro. Foi tudo teatro. FARÇA (sic) MONTADA!!! APLICOU PLASCEBO (sic)". Uma legenda falsa supostamente indica a fala da técnica de enfermagem: "Vou falar !! Receba o Cartão de Vacina, mas você não foi vacinado não !!!"

A transmissão ao vivo do evento mostra o momento em que a técnica de enfermagem e conselheira de saúde Fátima Lúcia Rôla, se aproxima de Lula para entregar o comprovante de vacinação e afirma:

Receba o cartão de vacina, senão o senhor não foi vacinado, não".

O UOL Confereassistiu ao vídeo em velocidade reduzida para fazer a checagem.

Em seguida, o documento é entregue ao presidente, que posa para foto. Assista a partir de 11 minutos e 25 segundos:

Em nota, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal desmentiu a versão e afirmou que nenhuma servidora disse que o presidente não recebeu o imunizante.

Este conteúdo também foi checado por Aos Fatos.

Uma outra desinformação sobre a vacinação do presidente Lula que circulou nas redes sociais afirmava que a imunização contra covid-19 foi forjada e que a seringa estava vazia. A informação é falsa e também foi desmentida pelo UOL Confere (leia aqui).

Sugestões de checagem podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news:

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.