Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Áudio falso diz que bivalente contra covid é adicionada à vacina da gripe

17.mar.2023 - A vacina da gripe e a bivalente possuem composições diferentes e são aplicadas em momentos distintos no Programa Nacional de Vacinação de 2023 - Arte/UOL Confere sobre Reprodução/WhatsApp
17.mar.2023 - A vacina da gripe e a bivalente possuem composições diferentes e são aplicadas em momentos distintos no Programa Nacional de Vacinação de 2023 Imagem: Arte/UOL Confere sobre Reprodução/WhatsApp

Gabriela Meireles

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

17/03/2023 14h58

Um áudio falso que circula nas redes sociais e em grupos de conversa afirma que a vacina bivalente contra covid-19 está sendo adicionada à vacina da gripe. A mensagem foi desmentida por Anvisa, Pfizer, SBim (Sociedade Brasileira de Imunizações) e pelo Instituto Butantan.

A vacina da gripe e a bivalente possuem composições diferentes e são aplicadas em momentos distintos no Programa Nacional de Vacinação de 2023. Não há combinação dos dois imunizantes sendo aplicada.

A sugestão desta checagem foi enviada por leitores do UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz a mensagem falsa?

"Médica de B. Horizonte alertando sobre a vacina da gripe adicionada com a vacina bivalente (da covid). Essas vacinas estão sendo unificadas em uma... Dizendo que é a vacina da gripe. Mas ela é veneno", diz o texto que acompanha o áudio em um post do Instagram. Procurado, o responsável pelo perfil não respondeu.

A voz, de uma suposta médica de Belo Horizonte, pede que as pessoas não se imunizem contra a influenza, pois "eles vão enfiar a vacina da covid dentro da vacina da gripe". Afirma também que ambas as doses seriam produzidas pela Pfizer, cujo objetivo seria "exterminar 50% da população do mundo" e que "as vacinas estão deixando muito mais sequelas do que a própria doença".

Por que a mensagem é falsa?

Como a mulher não se identifica, não há como comprovar sua autoridade como médica.

Única empresa a ter a bivalente contra covid-19 aprovada pela Anvisa, a Pfizer não tem vacinas aprovadas contra influenza, o vírus da gripe. Quem fornece imunizantes contra gripe ao Ministério da Saúde é o Instituto Butantan (aqui).

Não existe vacina única para gripe e covid-19. Há apenas testes para a produção de um imunizante combinado, sem prazo para aplicação.

  • O Instituto Butantan já divulgou o início dos testes para unificar as vacinas da gripe e da covid-19 (aqui), mas não há previsão para liberação;
  • No site da Pfizer há registros de pesquisas envolvendo tanto vacinas da gripe para adultos, quanto um imunizante comum para covid-19 e gripe (aqui, em inglês), mas também não há previsão para liberação de nenhum deles.

Como mostrou o UOL Confere, a circulação de publicações falsas sobre vacinas aumentou após o anúncio da vacinação contra covid-19 com a bivalente. As doses começaram a ser aplicadas em fevereiro nos grupos prioritários.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.