Celsinho da Vila Vintém não estava em comício com Lula e Paes
É montagem uma foto em que o presidente Lula (PT) e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), supostamente aparecem ao lado do traficante Celsinho da Vila Vintém em um comício do petista quando era candidato à presidência.
Na foto original, os políticos estavam ao lado de André Ceciliano (PT), então presidente da Alerj. A montagem insere o rosto do traficante no corpo do deputado.
O conteúdo circulou inicialmente em outubro do ano passado, logo após a soltura do traficante Celsinho da Vila Vintém. Ele ficou preso por 20 anos e foi solto no dia 19 de outubro de 2022 (veja aqui). A mensagem falsa voltou a circular esta semana em grupos bolsonaristas no WhatsApp.
O que dizem as mensagens?
No WhatsApp, os áudios que acompanham a imagem afirmam falsamente que a "foto foi tirada de frente pro palco em Padre Miguel no comício que teve do Lula lá" e que "Celsinho da Vila Vintém saiu do presídio essa semana, um dos piores traficantes que já existiu no planeta. Saiu essa semana e já está no palanque com Lula".
Foto foi tirada em Madureira quando Celsinho estava preso
A montagem usa uma foto do comício de Lula na quadra da escola de samba Portela, em Madureira. O evento aconteceu no dia 25 de setembro de 2022, antes, portanto, da soltura do traficante da Vila Vintém (veja aqui e aqui) e foi transmitido ao vivo pelo canal do PT no Youtube (veja aqui).
Paes e Ceciliano se pronunciaram
No Twitter, o prefeito do Rio e o ex-presidente da Alerj desmentiram a montagem no dia 22 de outubro de 2022.
Esse conteúdo já foi desmentido por Aos Fatos, AFP, Lupa, Estadão Verifica e Fato ou Fake.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.