Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Alexandre de Moraes não admitiu fraude nas eleições de 2022

12.jun.2023 - O trecho divulgado diz respeito a um julgamento do TSE sobre fraude à cota de gênero em 2020 - Reprodução/Facebook
12.jun.2023 - O trecho divulgado diz respeito a um julgamento do TSE sobre fraude à cota de gênero em 2020 Imagem: Reprodução/Facebook

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL, em Salvador

13/06/2023 13h27Atualizada em 13/06/2023 13h32

O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, não admitiu que houve fraude nas eleições de 2022, como sugere uma publicação que circula nas redes sociais.

O post tira de contexto um vídeo que mostra uma discussão entre Moraes e um outro ministro, Raul Araújo, durante julgamento no TSE sobre fraude na cota de gênero do PTB nas eleições de 2020.

O que diz o post:

"Admitiu e gaguejou", afirma a descrição da publicação que circula no Facebook.

"Ele [Alexandre de Moraes] mesmo admite que teve fraudes. Julgamento no caso das eleições", diz o texto sobreposto ao vídeo.

O vídeo mostra duas telas, lado a lado. À esquerda, uma mulher reage à discussão entre Moraes e Araújo. À direita, a tela mostra o diálogo entre os ministros.

Durante o debate, Moraes afirma: "Eu entendo que houve fraude" —em referência ao descumprimento da cota de gênero pelo PTB. Na sequência, a mulher reage: "Ele assume que teve fraude".

"Esse aqui tem meu respeito. Bateu de frente", diz a mulher, se referindo a Raul Araújo. Sobre Moraes, ela diz: "Ele mesmo assumiu o que aconteceu".

Por que é distorcido:

O vídeo tira de contexto um julgamento do mês passado. De acordo com o TSE, o que estava em discussão era se o PTB havia fraudado a cota de gênero nas eleições de 2020 na cidade de Roteiro (AL).

Quando Moraes afirma "entendo que houve fraude", ele se referia à fraude na cota de gênero pelo PTB.

Moraes votou com o relator; Araújo divergiu. O relator do caso foi ministro Benedito Gonçalves, que determinou a nulidade dos votos recebidos pela sigla para o cargo de vereador no município. A discussão pode ser vista a partir dos 59 minutos da gravação original. Assista:

A Corte entendeu que as candidaturas de Maria Ramos e Valdelice Lucas pelo PTB em 2020 foram fictícias, lançadas apenas para cumprir a cota feminina. A decisão considerou que elas não tinham movimentação financeira ou uma campanha significativa. Pelo contrário, as duas se engajaram na campanha de um outro candidato do mesmo partido.

Não há registro do ministro Alexandre de Moraes criticando o resultado das eleições de 2022 ou endossando questionamentos às urnas eletrônicas. Logo após o resultado, o presidente do TSE defendeu o sistema eleitoral e afirmou que esperava que os ataques cessassem (aqui).

Desinformações sobre fraude nas eleições de 2022 viralizaram nas redes sociais e aplicativos de mensagem no período eleitoral. Só sobre urnas eletrônicas, o UOL Confere e o projeto Comprova desmentiram ao menos 11 publicações (aqui). Dados oficiais distorcidos para sugerir fraudes inexistentes e cidades foram inventadas para lançar dúvidas sobre a apuração dos votos (aqui). No entanto, desde que as urnas eletrônicas passaram a ser utilizadas, jamais foi comprovada fraude nas eleições brasileiras.

O UOL Confere aplica o selo distorcido a conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

Viralização. A publicação distorcida no Facebook, compartilhada na sexta-feira (9), tem 139 mil visualizações, 8 mil reações e 1,4 mil comentários. Uma postagem no TikTok, feita também na sexta, registra 73,3 mil visualizações, 7,577 curtidas e 4,261 compartilhamentos.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.